Dia do Atuário! Você sabe o que isso significa?

Entende-se como atuária, a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. A atuária se divide em dois ramos: vida e não vida. O ramo vida cuida das principais eventualidades, sendo: nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego e aposentadoria. Já o ramo não-vida é referente a todas as demais: fogo, garantia de obrigações contratuais, responsabilidade civil, veículos, etc.

O atuário é um profissional técnico, com especialidade em administrar, avaliar e, muitas vezes, prevenir riscos. A profissão vem de uma formação acadêmica em Ciências Atuárias, para ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para poder agir no mercado econômico-financeiro, na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos, principalmente na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar, concomitantemente, as mudanças financeiras e sociais no mundo.

No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados às Caixas de Previdência existentes e aos Institutos que se constituíam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das seguradoras.

Embora os cursos de formação de atuários tenham se iniciado na década de 30, particularmente na UFPE, na década de 50, somente em 1970 é que a profissão foi regulamentada pelo Decreto Lei 66.408/70.

Nos últimos anos, a procura pela Previdência Privada tem aumentado, e, consequentemente, a procura por este profissional também. Na concepção moderna de gestão atuarial, esse profissional é importante tanto para o cálculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros, como também na gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos das instituições de previdência e de seguros sejam alcançados.

Hoje comemora-se o dia do Atuário, e nós, da Revista Hadar, parabenizamos todos os profissionais da área!

Imprimir