Dia Nacional do Parkinsoniano!

Hoje é o Dia Nacional do Parkinsoniano. De acordo com a ONU (Organização Mundial da Saúde) aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a doença, e, a espera é que com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, esse numero dobre até 2040.

 

Embora muito frequente, a doença de Parkinson (DP) é apenas uma das formas do parkinsonismo. O termo refere-se a um grupo de doenças que apresentam os mesmos sintomas, associados ou não a outras manifestações neurológicas.

A DP é também chamada de parkinsonismo primário ou idiopático porque é uma doença para a qual nenhuma causa conhecida foi identificada. Por outro lado, diz-se que um parkinsonismo é secundário quando uma causa pode ser identificada ou quando está associada a outras doenças degenerativas. Cerca de 2/3 de todas as formas de parkinsonismo correspondem à forma primária.

A DP é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, e, normalmente acomete em idosos. A doença ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

Imprimir