Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alerta - Folha de Louro

Saúde vem da Cozinha

Descubra os segredos das ervas, começando com a versátil folha de louro

 

“Todos podem cozinhar bem”.

“O primeiro passo para uma boa cozinha não é o fogão nem as panelas e muito menos o livro de receitas – é a generosidade, a alegria de dar alguns momentos para que a família e os amigos possam reunir-se em volta de uma mesa.”

Rosy L. Bornhausen

Hoje, vamos falar um pouco das grandes aliadas, quando bem utilizadas - as ervas e outras plantas aromáticas. Podem fazer milagres na preparação, mas se houver exagero delas, poderemos perder todo o prato. Utilizar com parcimônia e bom senso, como se fossem pedacinhos de ouro. Em excesso, levam o paladar a um lugar estranho, onde não conseguimos nem identificar o elemento-base. Em pequena quantidade, pelo menos, poderemos corrigir antes de servir. Como tudo, na vida, deve estar em equilíbrio perfeito. Nem demais, nem de menos.

Muitas pessoas, por desconhecimento, têm medo de usar, e optam pelo clássico – cebolinha, salsinha – o famoso cheiro verde. E se são do Nordeste, trocam a salsinha pelo coentro. Aí entra a dupla cebola e alho e estamos resolvidos.

Por que não experimentar perfumes diferentes, que invadem nossa cozinha num passe de mágica, inebriando cozinheira(o) e seus convidados, no momento de servir?

As ervas são usadas há mais de 5000 anos como alimento, cura e magia. Hipócrates e Aristóteles conheciam o poder curativo das ervas, e isso antes de Cristo. A história é longa e vale a pena buscar e procurar esse assunto.

Começo por uma bem conhecida, mas não começarei por uma erva, e sim uma folha bem aromática. A folha de louro – laurel em espanhol. Origem no Mediterrâneo, símbolo de vitória, desde os tempos da antiga Grécia, quando os vencedores eram premiados com uma coroa trançada de ramos de louro. Todos, alguma vez na vida, colocaram essa folha durante o preparo de feijão, feijoada, tutu, ou outros pratos preparados com esse grão. E também com seus primos, o feijão branco e outros tantos que existem.

Quem não o usa, durante o preparo de um saboroso molho de tomate caseiro? Casa de maneira única com pimentão, assim como com a berinjela, e todos os antepastos feito com eles, levam essa maravilhosa e perfumada folha.

Tenho certeza de que todos já experimentaram colocar folhas de louro nas carnes que irão para a panela de pressão. Não importa que tipo de carne seja, combina com todas. Também se coloca na panela em que estamos cozinhando o arroz. Apenas uma folha já perfuma a preparação.

A folha de louro também tem importância no uso medicinal. É carminativa, ou seja, ajuda a eliminar os gases durante o processo de cozimento. Se colocarmos um pedaço de gengibre junto, o efeito será potencializado. Ao terminar o cozimento, o pedaço de gengibre deverá ser descartado.

O louro tem ação digestiva. Auxilia na produção de bile e estimula as enzimas digestivas. E fonte de vitaminas A e C e de minerais como selênio e potássio que são excelentes antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce. Sua infusão também tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, auxiliando no combate às cólicas menstruais e à retenção hídrica.

Para preparar o chá, usa-se 1 xícara de água fervente e apenas uma folha de louro. Deixar dentro da água fervente coberto por 5 a 10 minutos, já fora do fogo. Retirar a folha e tomar sem adoçar.

Podemos comer a folha de louro? Sim, mas é difícil de mastigar por sua textura rígida e tem sabor amargo. Melhor deixar no cantinho do prato, ou retirar do preparo, antes de servir.

Ana Regina Elmec

Ginecologista – CRMSP 33041 e Fitoterapeuta

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email