Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Solidariedade - Ser Voluntário

Ser voluntário

Um ato de amor e solidariedade

 

Em homenagem ao Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro, dedicamos esta matéria aos que desenvolvem trabalhos não remunerados, com o objetivo principal de ajudar ao próximo. Enquanto houver quem pense no outro, haverá caridade, amor e esperança.

“Trabalho como voluntária no Rotaract Club de Tatuí, em prol da comunidade e com intuito de desenvolvimento de liderança. Sempre fiz ações voluntárias, desde uns 12 anos de idade”, conta a advogada Ana Laura Alves Pires.

A entrevistada conta que ser voluntária é algo que faz bem e está intrínseco à sua personalidade e história de vida. “O trabalho voluntário é algo que transforma, tanto quem realiza, quanto quem recebe. Engrandece toda a sociedade, um trabalho movido pela compaixão, pelo desejo de ajudar o próximo e pela fé na humanidade, de que mudanças serão feitas em vida. Quando fazemos o bem, Deus nos devolve em dobro”, finaliza.

Quem também atua como voluntário, é o fisioterapeuta Carlos Eduardo Olivier Júnior. Atualmente, ele exerce o cargo de presidente no Lar São Vicente de Paulo de Tatuí, mas é voluntário há mais de 15 anos. “Comecei no Lar, desenvolvendo atividades com os idosos. Então, dos 18 anos até agora, eu continuo sendo voluntário de lá. Além disso, participei do Rotaract, que também é um clube de serviços, onde a gente faz trabalho voluntário. Assim, sempre estou envolvido no que pode precisar de mão de obra voltada à caridade”, afirma.

Carlos Eduardo conta que atuar como voluntário era um desejo que ele tinha desde a adolescência. “Como voluntário, você doa o seu tempo livre, ou nem tão livre assim, praticando uma atividade que vai ajudar as outras pessoas, que vai fazer alguma diferença na vida de alguém e que, no final de tudo, acaba fazendo diferença na nossa vida, porque, quando você se doa sem pensar em nada em troca, você ganha muito mais. Além de experiência, você ganha o carinho de quem está sendo atingido por aquela doação e a satisfação em poder ajudar, É sempre muito gratificante ser voluntário”, descreve.

Para quem não sabe, o Dia do Voluntário foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é incentivar e conscientizar a todos sobre a necessidade de ajudar ao próximo, promovendo a solidariedade e o amor.

Para ser voluntário, basta querer. Afinal, existem milhares de pessoas precisando de ajuda, bem como instituições que precisam da caridade para manterem-se. Também é importante escolher uma entidade que trabalhe e defenda as causas em que você acredita e as que defende.

Praticar o bem é algo que faz bem ao coração e ao próximo.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email