Celebração - Páscoa

Páscoa

Tempo de Renovação

 

Estamos chegando na Páscoa, uma celebração tradicional, que tem o objetivo de relembrar a morte e a crucificação de Jesus, bem como sua ressurreição, depois de três dias. Por isso, é considerada, para muitos, como o tempo de renovação.

A Igreja Católica mantém o costume de cobrir as imagens sacras e crucifixos com tecidos roxos, a saber, o “Velatio”, que simboliza o luto pelo sofrimento de Cristo, além de buscar uma reflexão, recolhimento e penitência.

Já os fiéis praticam a quaresma, que é o período de preparação para a Páscoa. Então, as penitências são colocadas em prática, como jejuns e atos de caridade. Como o próprio nome diz, são 40 dias, que podem ser estendidos até 44 dias. Lembrando que a quaresma começa na quarta-feira de cinzas, logo após o carnaval e termina no domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

Nem todo mundo sabe, mas os 40 dias podem ter relação com o período em que Jesus permaneceu em jejum no deserto, bem como a sobrevivência de Noé durante o dilúvio, que também durou todo esse tempo ou a travessia de Moisés pelo deserto.

Outra tradição é o Cântico Verônica, durante a procissão do Senhor Morto, sendo que Verônica foi a responsável por enxugar a face de Cristo a caminho do Calvário, e sua imagem ficou gravada no véu. Durante o ato, os cânticos lamentam a morte de Jesus.

O jejum é uma prática amplamente adotada durante a Páscoa, principalmente no que diz respeito ao consumo de carne vermelha. Outras pessoas preferem abdicar de doces ou bebidas alcoólicas.

Como se vê, o período pascal é marcado por uma série de tradições, que têm se estendido desde a Antiguidade. O Rito de Lava-Pés é praticado na Quinta-Feira Santa, para relembrar o ato de Jesus ao lavar os pés dos discípulos, simbolizando a humildade e o amor ao próximo.

Por fim, há os ovos de Páscoa, que simbolizam a fertilidade e o ciclo de renovação da vida.

A mensagem desta edição é que, independente de sua religião, aproveite o período da Páscoa para praticar o bem, abdicar de coisas e costumes que lhe fazem mal e enxergar a vida como uma oportunidade diária de transformação e crescimento.

Feliz Páscoa!

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir