Mais Info - Câncer

Câncer

Doença afeta milhares de pessoas anualmente; todavia, diagnóstico precoce pode salvar vidas

 

Infelizmente, os dados são alarmantes e são esperados 704 mil casos novos de câncer, no Brasil, para cada ano do triênio 2023-2025, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Porém, também existem os cânceres considerados raros, que necessitam de muito estudo e cuidados. Segundo a oncologista Gabriela Figueira Sales (CRM 102.847), os Cânceres raros são aqueles que têm baixa incidência, na população. No país, não existe uma definição formal para cânceres raros, mas estão entre eles: Tumores estomacais gastrointestinais (GIST), Tumores neuroendócrinos, Câncer de mama masculino, Mesotelioma, Câncer de Adrenal, Carcinoma de Merkel.

“Muitos fatores genéticos e ambientais aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, como história familiar (fator genético), tabagismo, etilismo, obesidade, exposição ao sol, radiações e fatores ocupacionais”, descreve a profissional.

Afinal, há como evitar o câncer? Entre os hábitos essenciais para manutenção de uma vida saudável, podemos citar: Não fumar, diminuir o consumo de bebida alcóolica, praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e o peso corporal, tomar vacina contra o HPV, fazer exame preventivo de câncer de colo de útero, mama, próstata, usar protetor solar.

Vale lembrar que não há um sintoma específico. “Porém, existem sinais de alerta, como perda de peso inexplicável, cansaço intenso, suores noturnos, dor nova e persistente, enjoos e vômitos frequentes, sangue na urina ou fezes, febre que vai e volta, feridas que demoram a cicatrizar”, alerta Gabriela.

Também há exames que devem ser feitos regularmente. Mulheres: Exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau) + Exame preventivo de câncer de mama (Mamografia/US mamas) + Rastreamento de câncer de cólon/reto (Colonoscopia).

Homens: Exame preventivo de câncer de próstata (Toque retal e PSA) + Rastreamento de câncer de cólon/reto (Colonoscopia), além de outros exames específicos, dependendo do histórico de cada pessoa.

“É importante estar atento aos sinais de câncer, recorrendo ao médico logo que sentir algum dos sintomas, pois o tratamento é mais eficaz quando o câncer é diagnosticado precocemente, tendo menor probabilidade de espalhar-se para outras regiões do corpo, existindo assim maiores chances de cura”, finaliza a entrevistada.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir