Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Papo Sério - Tempo

Não espere nada

 

Esperar, às vezes, é uma atitude inevitável. Aguardar, pacientemente, nossa vez de sermos atendidos na fila do banco, na fila do caixa do supermercado, nos consultórios (ah, os consultórios!); saber esperar é educação, civilidade. Mas algumas coisas não podem esperar.

Viver não pode esperar; sempre lembrando que viver é diferente de sobreviver.

Sobrevive aquele que levanta pela manhã, faz um cumprimento maquinal e costumeiro à família, vai para o trabalho, volta no final do dia, come, faz sexo (não amor), dorme, repete tudo no dia seguinte – e espera ansiosamente por seu momento de liberdade temporária, que é o final de semana.

E, a cereja do bolo: joga toda semana na loteria, na esperança de que o improvável aconteça e que ele se possa libertar desses grilhões definitivamente, na ilusão de que somente uma drástica alteração financeira na vida vai mudar tudo, inclusive todos os “casos mal resolvidos” que se encontram, na alma.

Viver é diferente; e é para hoje, não amanhã.

Porém, viver não é algo muito simples, em uma sociedade que vive (e vende produtos) à custa de estimular comparações entre as pessoas, sugerindo que você só será feliz quando tiver tal coisa, ou se encaixar em determinado padrão (social, estético etc.). Uma sociedade que quer padronizar tudo, para amanhã mudar os padrões e poder vender mais ilusões a todos.

Então, além de tentarmos, com muita disciplina, “sair da manada”, é preciso também trazer muita consciência aos atos e viver o presente, que é o único tempo em que realmente estamos inseridos; o passado já foi, o futuro virá. Só temos o presente.

Assim, além de nos determinarmos a causar a tão falada “disruptura” em nossa vida, precisamos entender que a espera não é uma circunstância "física", mas sim mental. É o stand by em que somos colocados pela expectativa de alguma coisa a se realizar, no futuro. O problema disso é que somos deslocados para lá, mergulhando em relativa inconsciência quanto aos fatos que estão se passando aqui, no presente. "Você está sofrendo de estresse? Pensa tanto no futuro que o presente está reduzido a um meio para chegar lá? O estresse é causado pelo estar aqui, embora se deseje estar lá, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro", diz Ekhart Tolle, em seu livro “O Poder do Agora”.

O efeito negativo da inconsciência é bem claro: a vida acontece no agora. Mesmo quando as situações triviais são ricas em oportunidades de consciência. É fundamental colocar mais consciência em nossa vida durante as situações comuns, quando tudo está correndo de modo relativamente tranquilo.

Consciência é tudo que buscamos, como seres divinos, neste mundo. É importante ressaltar essa divindade inata, porque ela indica um propósito para a existência. Bem ao contrário da frase bíblica "Do pó vieste e ao pó voltarás" – verdade limitada ao corpo físico –, a afirmação de que somos divinos garante nossa imortalidade, e com isso, a certeza de que não precisamos correr atrás de coisa alguma.

Muito menos da vida, porque já somos ela mesma. Basta apenas manifestar.

Luis Carlos Magaldi Filho

Instagram: luiscarlosmagaldifilho

Canal do YouTube: www.youtube.com/@luiscarlosmagaldifilho3541

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email