Curiosidade - Milho

O Milho: Pilar da Alimentação Brasileira e Além

Desvendando o Dia Internacional do Milho e Suas Curiosidades

 

O Dia Internacional do Milho, estabelecido em 2015 pela Lei nº 13.101, é uma celebração que vai além das fronteiras nacionais. Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), esse dia especial, comemorado em 24 de abril, presta homenagem à importância cultural, econômica, nutricional e ambiental deste cereal, que é um dos pilares da alimentação global.

O objetivo por trás da criação do Dia Internacional do Milho é incentivar o cultivo desse cereal, rico em qualidades nutricionais e de imensurável benefício para o ser humano. De fato, a FAO estima que, dentre as plantas cultivadas, o milho ocupa o segundo lugar em importância para a segurança alimentar mundial. Sua presença é marcante, sendo cultivado em milhões de hectares, em todo o mundo, resultando em uma produção anual de milhões de toneladas.

Apesar de ser consumido em muitas partes do mundo, é nos países em desenvolvimento que sua importância é substancial. Um terço da produção mundial é destinado a essas regiões, onde o milho fornece cerca de 20% das calorias consumidas pela população e mais de 99% dos cereais cultivados na América Central e do Sul.

Além de seus benefícios nutricionais, o milho também exerce um impacto positivo no meio ambiente. Requer uma quantidade relativamente baixa de fertilizantes químicos e é uma cultura resistente à seca. Suas variedades são utilizadas para melhorar a qualidade do solo, fornecer energia para a criação de animais e produzir matéria orgânica.

O Dia Internacional do Milho não apenas celebra a importância deste cereal, mas também destaca seu valor nutricional, econômico e ambiental. É uma lembrança poderosa de que o milho é um alimento essencial na luta contra a fome e a pobreza, sendo um símbolo de esperança e sustentabilidade.

Curiosidades Sobre o Milho:

O milho é o único cereal nativo do Novo Mundo.

Foi a base de sustentação das civilizações maia e asteca, que tinham um deus dedicado a ele, chamado Centeotl.

Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de milho, respondendo por cerca de 37% de toda a produção.

No Brasil, o estado campeão na produção de milho é o Mato Grosso do Sul, seguido pelo Paraná e Goiás.

Além de sua presença na indústria alimentícia, o milho é utilizado em produtos inusitados, como adesivos, talco e fogos de artifício.

Inspirou a criação do personagem infantil Visconde de Sabugosa, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Fonte: https://www.abia.org.br/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir