Dia do Jornalista!

7 de abril – Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é comemorado, no Brasil, no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, a data foi instituída como o "Dia do Jornalista".

 

Mas o que é ser Jornalista? Ser jornalista é muito mais que  ler, escrever e falar bem, e muito mais do que isso, é conhecer e respeitar as diversas culturas, suas linguagens e necessidades.

Ser jornalista é mais que uma profissão, é manter um pacto com a verdade e com a informação, a fim de levá-las para todos. Diferentemente de outros ofícios, um profissional de jornalismo não deixa de exercer sua profissão aos finais de semana e aos feriados, sempre estará procurando uma forma de adquirir mais conhecimento sobre qualquer assunto que seja.

Mas, de repente,  o que é o jornalismo para os jornalistas? “Para mim é poder levar informação para a vida de todos. Trabalhando atualmente com um veículo de comunicação, como a Revista Hadar, consigo me aproximar de grandes fontes e ter acesso a todos os tipos de informação”.  

Jornalismo é paixão pela informação, pela notícia, pelo furo. Ser jornalista é saber um pouco de tudo, e se não souber algo, conhecer quem saiba. Rsrsrs.

Para ser um bom jornalista, o profissional deve ter domínio de Língua Portuguesa e boas técnicas de redação; deve buscar manter-se atualizado sobre os principais assuntos, ser criativo e ter boa comunicação. Ele pode atuar em diversas áreas e cargos, alcançando inclusive postos de chefia. Entre as mídias que contam com a participação do jornalista, estão: Web (internet), Televisão, Revistas, Jornais Impressos (diários ou semanais), Rádio, Assessoria de Imprensa/Comunicação.

Motivos para ser jornalista:

- Viajar sempre e conhecer lugares diferentes fazem parte da rotina de um jornalista

- Não ter rotina, já que ninguém sabe o que acontecerá durante o dia.

- Não trabalhar com matemática, já que usa na maior parte do tempo frases completas.

- Conhecer várias pessoas, já que você entrevistará novas pessoas, conhecerá novos jornalistas e assim por diante.

- Aprenderá um pouco sobre tudo, já que jornalista escrever sobre tudo.

- Ter acesso a informações antes de muita gente, já que recebemos releases e informações a todo o momento.

- Poder emitir sua opinião sobre diversos assuntos, e poder influenciar muitas pessoas.

- Levar bem-estar para a população, com matérias falando de saúde,  qualidade de vida, entretenimento, lazer...

 Bernadete Elmec

Imprimir