Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia do Infectologista!

O dia 11 de abril  foi instituído como o Dia do Infectologista. A SBI (instituição Brasileira de Infectologia) escolheu este dia para homenagear os médicos da especialidade, a decisão foi da Assembléia Geral da SBI realizada em novembro de 2005, referendada posteriormente na reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade ocorrida em janeiro de 2006, em São Paulo. A data foi escolhida por se tratar do dia do nascimento do Dr. Emilio Ribas, renomado e ilustre médico atuante no campo das doenças infecciosas, constituindo-se assim, no país, um dos pioneiros da Infectologia.

Mas afinal, o que é a Infectologia?

Infectologia é a especialidade médica que aborda doenças infecciosas e parasitárias, sejam elas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos. O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas.”

“Devido à carência de infectologistas em algumas regiões e à falta de informação da população sobre o papel do infectologista, a grande maioria desses pacientes é atendida por médicos de outras especialidades.
Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral, o infectologista também tem uma visão global do paciente, e frequentemente exerce a prática de clínica geral.”

“O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas:
-Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias
-Imunizações (Vacinação)
-Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos)
-Controle de Infecção Hospitalar”

“Há uma série de doenças cujo diagnóstico e tratamento é da competência do infectologista. Em suma, todas as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.”

“Por ser a especialidade com mais diagnósticos etiológicos (causas) da clínica médica, torna-se necessário um especialista para o conhecimento das diferentes patologias envolvidas nos quadros infecciosos e seus tratamentos.O infectologista é também o profissional cuja formação inclui mais extensamente o estudo sobre o uso de antimicrobianos (antibióticos, antivirais, antifúngicos) em diversas situações clínicas, podendo assim, realizar com segurança a prescrição destes medicamentos quanto à adequação, dose e tempo de tratamento.”

Fontes: Infecto.org; Sociedade Brasileira de Infectologia;

Imprimir Email