Dia Mundial do Meio Ambiente!

Durante uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho, a fim de coincidir com a data da realização da conferência que ficou conhecida com Conferência de Estocolmo. O objetivo principal deste dia é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a preservação  dos recursos ambientais.

Na Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de tratar e enxergar os problemas ambientas, além de estabelecer princípios para orientar a política ambiental em todo planeta.  Mesmo com o grande avanço representado pela confere é possível afirmar que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Nos dias de hoje, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

“Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.”.

A  data de hoje merece bastante destaque no calendário mundial em razão da importância da conscientização. Porém, ações como plantar arvores e separar lixos não são o suficiente, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de que a mudança deve acontecer em escala mundial, é de extrema importância e fundamental que cada um faça a sua parte, todos sabem que “apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo”, mas, se cada um assumir uma postura de responsabilidade ambiental, é possível mudar a situação do quadro atual.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Imprimir