Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comportamento Teen - Sedentarismo

Sedentarismo entre jovens brasileiros

Pesquisas revelam impactos na saúde e possíveis riscos cardiovasculares

 

Estudos recentes destacam uma preocupante ascensão do sedentarismo entre jovens brasileiros, apontando para possíveis repercussões graves na saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está caminhando para tornar -se um dos países com a proporção mais alta de crianças e adolescentes com excesso de peso até 2030.

Crescimento alarmante

O sedentarismo e a obesidade entre adolescentes, no Brasil, têm sido evidenciados em diversos estudos, com projeções preocupantes da OMS. No Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em São Paulo, 86% dos adolescentes atendidos são classificados como sedentários, atribuindo tal condição ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Impacto na obesidade

Conforme o Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), em 2022, 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos apresentaram obesidade, aumentando para 17,1% no ano seguinte. O estudo, realizado em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Vital Strategies, destaca também o baixo consumo de frutas, verduras e legumes, nesse grupo.

Perspectiva médica

O ortopedista Dr. Marco Aurélio S. Neves (CRM/SP 90.831) alerta que o sedentarismo está intimamente ligado ao crescimento da obesidade entre adolescentes, destacando mudanças nos padrões alimentares. Ele enfatiza que a redução da atividade física e o aumento de comportamentos sedentários específicos para o ganho de peso, prejudicando as articulações, principalmente nos membros inferiores.

Riscos cardiovasculares em ascensão

Pesquisa enviada pela Médica do Esporte Silvana Vertematti (CRM/SP: 106152) no HSPE, revela que 86% dos adolescentes atendidos são sedentários. O cardiologista Rizzieri Gomes (CRM/AM 6231) destaca a preocupação com a precocidade de doenças cardiovasculares entre os jovens, apontando um aumento nas taxas de hipertensão, nessa faixa etária.

Alerta cardiológico

Rizzieri Gomes reforça que a atividade física é primordial para a saúde cardiovascular, considerando que as doenças do coração são a principal causa de mortes, no mundo. Ele destaca a precocidade nas doenças cardiovasculares, associada ao aumento do risco de obesidade, diabetes e hipertensão arterial precoce.

Intervenção necessária

O cardiologista incentiva campanhas de conscientização para estimular hábitos saudáveis entre os jovens, enfatizando que a prática regular de exercícios é fundamental. Ele oferece sugestões para os pais, de como encontrar atividades prazerosas, como estabelecer metas realistas e incorporar a atividade física, na rotina diária dos adolescentes.

A ascensão do sedentarismo entre os jovens brasileiros não apenas evidencia ameaça iminente à saúde, mas também, destaca a urgência de intervenções abrangentes para reverter essa tendência preocupante. A conscientização e a promoção de hábitos saudáveis desde a adolescência são cruciais para mitigar os impactos negativos, na saúde pública.

Fonte: https://www.terra.com.br/ https://www.em.com.br/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email