Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informação - Facens

Inovação que Pode Mudar Vidas

Estudantes da FACENS revolucionam Diagnóstico de Glaucoma, com Tecnologia e Solidariedade

 

Nos dias 8 a 11 de outubro, no Simpósio realizado em São José dos Campos, um grupo de estudantes do 10º semestre do curso de Engenharia da Computação da FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) desencadeou uma verdadeira revolução na área de diagnóstico oftalmológico. Seu trabalho, que propõe o pré-processamento de imagens médicas para aprimorar a precisão na detecção de doenças oculares, é um exemplo notável de solidariedade, doação, conhecimento e tecnologia, unidos em benefício da humanidade.

A pesquisa desses jovens utilizou redes neurais generativas adversárias condicionadas para segmentação da retina. Essas redes são combinadas com métodos de filtragem, resultando em redução significativa do desvio padrão na identificação de estruturas da retina. Essa melhoria na precisão pode ser superior a 18%, em alguns casos, o que tem o potencial de transformar a forma como o glaucoma e outras retinopatias, como DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) e Retinopatia Diabética, são publicadas.

Os estudantes conduziram uma análise abrangente das imagens, demonstrando que a proposta filtrada torna o modelo mais confiável, sem comprometer sua segurança. Importante ressaltar que essa abordagem inovadora ainda não tem paralelos na literatura, destacando-se como verdadeira revolução no campo do diagnóstico oftalmológico. Tais resultados promissórios sugerem que o filtro Gaussiano pode ter um papel crucial na melhoria da aplicabilidade da CGAN (Redes Generativas Adversárias Condicionadas) no diagnóstico do glaucoma, abrindo novas possibilidades para pesquisas futuras, em diversas áreas médicas.

Os autores desta pesquisa, Erick Aparecido Escagion e José Eduardo Saroba Bieco, com orientação de Gabriel Vasconcelos e colaboração de Tales Carvalho, da Universidade de Alberta, no Canadá, agradecem o apoio incansável do Centro Universitário FACENS e o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Alberta. Esta iniciativa pioneira representa uma união notável entre conhecimento, tecnologia e solidariedade, que tem o poder de transformar vidas e inspirar futuras gerações de estudantes a contribuírem para o bem-estar da sociedade. Junte-se a nós, nesta jornada, para um futuro mais saudável e promissor.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email