Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Papo Sério - Olhar

Formas de Olhar

 

Nossos olhos dirigem nossos passos. Nessa perspectiva, quatro formas diferentes de olhar a vida podem fazer uma profunda alteração, em nossa existência.

Existe uma relação bastante significativa entre a qualidade de vida de uma pessoa e a maneira através da qual ela contempla o mundo, ao seu redor.

Primeiro: olhar para trás, com gratidão.

Muitas pessoas têm uma péssima imagem do seu passado; fazem um esforço enorme para negá-lo ou esquecê-lo. Porém, nenhum passado foi de todo ruim – muita coisa boa pode ser resgatada de nosso passado quando aprendemos a olhar para trás, com gratidão.

Quantas bênçãos, quantas pessoas especiais passaram por nosso caminho e mostraram-nos que, em nenhum momento, estamos sós; que a Providência Divina está sempre ao nosso lado, amparando-nos e cuidando de cada um de nós, nas mais diferentes e difíceis ocasiões.

Viver lembrando apenas dos momentos difíceis é perpetuar sua dor, e isso nós não queremos.

Segundo: olhar para os lados, com amor.

Entender a vida é compreender que a vida é um constante exercício da solidariedade; quando aprendemos a olhar para os lados com amor, descobrimos que nunca estamos sozinhos. Há sempre alguém ao nosso lado precisando de amparo, e entender o que é sermos humanos é compreender que temos que cuidar uns dos outros.

Terceiro: olhar para cima, com fé.

Quem olha para cima, com fé, descobre a presença de Deus em tudo e a grande Sabedoria que cuida do Universo e de cada um de nós. Quem olha para cima, vê uma Vida enorme, muito mais ampla do que aquela que existe no chão que pisamos.

Quem está no fundo do poço, sabe que a salvação só pode vir de Cima, e a fé estabelece essa conexão.

Quarto: olhar para frente, com esperança.

A esperança é a fonte geradora de vida; é o que nos move para frente, na certeza de que vamos alcançar a plenitude. Ela traz para a realidade o que significam os obstáculos da vida, que muitas vezes supervalorizamos: são apenas aprendizados de que necessitamos ter para atingir a angelitude.

Quando agimos conscientemente, as quatro formas de olhar a vida, juntas, libertar-nos-ão do medo, da revolta, da insegurança; e nos facilitarão, muito, a alcançarmos a paz de espírito e a serenidade, tão necessárias para sermos felizes.

Luis Carlos Magaldi Filho

Instagram: luiscarlosmagaldifilho

YouTube: www.youtube.com/@luiscarlosmagaldifilho3541

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email