Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alerta - Comida a Quilo

Saúde vem da cozinha 15

Perigos da comida a quilo

 

Nada contra os restaurantes que servem comida a quilo, mas temos que entender qual a necessidade de cada indivíduo que vai ao local para alimentar-se.

• Se você é um dos que passam o dia inteiro em reuniões, sentado e na frente de um computador, e ao sair do trabalho, vai direto pra casa, sua necessidade calórica é baixa, pois você não se movimenta e não vai queimar o que consumiu em excesso.

• Já no caso a pessoa atleta, que após o trabalho vai para academia, ou caminha por 1h e meia ou faz corrida, queimará o que comeu e poderá comer um pouco mais de CHO (carboidrato).

Vamos aos grupos alimentares

Carboidratos – CHO

• Açúcar e doces em geral.

• Farinhas – trigo branca ou integral, de aveia, de mandioca, de arroz e massas.

• Tubérculos – batata, batata doce, cará, inhame, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca.

• Grãos – feijão de qualquer tipo, ervilha, lentilha, vagem, grão de bico, favas, soja, tremoço.

Todos esses alimentos, ao entrarem no nosso sistema digestivo, como são fontes calóricas, transformam-se em açúcares. Por isso, se não fizermos nenhum exercício para queimar essas calorias, elas se transformarão em aumento de peso na balança.

Proteínas – PT: carnes vermelhas, aves, peixes, leite e seus derivados (queijo, ricota, iogurtes, manteiga) e soja.

Alimentos que podem ser consumidos em quantidade:

Legumes de água: O que chamamos de legumes de água? Tudo que não é massudo e que solta água ao manuseio – abobrinha, jiló, quiabo, abóboras, maxixe, tomate, pepino, berinjela, alho poró, cogumelos, cebola, palmito.

Folhas: alface, catalônia, escarola, mostarda, espinafre, caruru, folhas de brócolis, folhas de couve flor, folhas de beterraba, rúcula, agrião, acelga, couve, repolho, etc. Brócolis e couve flor tem CHO em seus talos, mas não são tão vilões.

Como devemos fazer o prato

O prato deve ter um carboidrato, um tipo de folha crua ou refogada, uma proteína e dois legumes de água.

Exemplo. Um filé de peixe com uma batata cozida, espinafre salteado no alho e óleo, cogumelos e abobrinha.

Um bife com arroz, quiabo e salada de tomate com pepino e alface.

Uma coxa de frango, escarola, alho e óleo, salada de abobrinha com cebola.

Uma massa, lembrando que uma quantidade normal da massa não é o problema. O problema são os molhos. Se de tomate é saudável, mas quando entram os queijos, a coisa muda de figura. Essa massa pode ser acompanhada por uma salada e almôndegas.

Se você quiser comer só salada, tome cuidado pois começamos a colocar tudo que está no caminho: salada de batata, beterraba, queijo, tomate, pepino, ervilha, palmito, pão, alguma torta, empadinha de queijo e frios- presunto cru, salaminho, etc. Parece inocente, mas não é.

Coma sempre lembrando do que é carboidrato e o que é permitido e tudo dará certo. E lembre-se de não ingerir líquidos durante as refeições, pois retardam a digestão por mais de 3 horas. Esperem para tomar líquido pelo menos 1 hora e meia depois da refeição.

Mais um lembrete importante. Não coma sobremesa, nem que seja fruta. Espere para comer seu doce ou fruta no lanche da tarde. Será mais bem aproveitado.

Ana Regina Elmec

Ginecologista – CRM/SP: 33041 e Fitoterapeuta

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email