Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Território Fashion - Jheni Ferreira

Moda Sustentável

Jheni Ferreira transforma materiais reciclados em peças icônicas, que conquistaram o cenário pop brasileiro

 

A estilista Jheni Ferreira, de 28 anos, fundadora da marca SSJHENI, passou boa parte da pandemia na casa dos pais, criando roupas a partir de materiais reciclados e compartilhando de suas criações nas redes sociais. Uma peça em particular, um moletom de mais de 18 anos combinado com organza e tule antigos, viralizou no Instagram, mudando sua trajetória.

Esse sucesso atraiu a atenção de equipes de grandes nomes, como Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Manu Gavassi e Marina Sena, que procuraram Jheni para colaborar. "É incrível ver meu trabalho reconhecido na estética do pop brasileiro. Mesmo quando desenvolvo peças personalizadas, mantenho minha estética original," diz Jheni em entrevista à Universa.

Moda e Upcycling

Antes de tornar-se estilista, Jheni trabalhava como vendedora de loja, em São Paulo. Cansada da rotina exaustiva, decidiu mudar de vida com a ajuda de um amigo, que a convidou para uma temporada na Europa. Lá, ela passou por Dinamarca, Suécia e França, onde conheceu o upcycling; a reutilização criativa de produtos. "Na Suécia, percebi que roupas usadas são consideradas chiques. Brechós assemelham-se a fast fashion, mas com peças antigas, de alta qualidade," conta Jheni.

Ao retornar ao Brasil, em 2019, Jheni fundou sua marca, inspirada na experiência europeia e no contato com artistas. "Para inovar, não podemos esperar aceitação imediata. É preciso acreditar em si mesma," afirma.

Origens e Formação

Nascida em Cândido Mota, SP, Jheni cresceu cercada pela costura, com mãe e tias costureiras. Embora tenha tentado aprender a costurar aos 13 anos, não se adaptou ao trabalho minucioso. Durante a adolescência, dedicou-se ao teatro e, mais tarde, cursou Ciências Sociais, na Unesp. Para se sustentar, criou um brechó itinerante, onde vendia peças de roupas.

Após a graduação, Jheni enfrentou dificuldades para encontrar emprego na área de Ciências Sociais e decidiu explorar outras formas de expressão. Mudou-se para Salvador, onde estudou dança, e depois voltou a São Paulo, onde trabalhou como vendedora, até decidir embarcar na viagem pela Europa.

London Fashion Week e Futuro

Este ano, Jheni foi convidada para a London Fashion Week, onde apresentou sua coleção feita de materiais reciclados. "Foi uma experiência desafiadora, mas extremamente gratificante," relembra. Ela recebeu apoio da Riachuelo, que forneceu retalhos de tecidos, e após o evento, expôs suas peças na vitrine da Riachuelo, na Paulista.

Atualmente, Jheni continua a expandir sua marca e sonha em levar sua arte para galerias e museus. "Ser independente é criar seu próprio caminho. Meu objetivo é fazer arte que inspire e provoque reflexões," conclui.

Fonte: https://vogue.globo.com/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email