Curiosidade - Umbanda
A doutrina foi fundada em 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro
Umbanda = palavra do dialeto quimbundo e significa “curandeirismo ou arte da cura”. Combina elementos de outras religiões como o catolicismo, o candomblé e o espiritismo kardecista, juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.
A umbanda teve origem nas senzalas, em reuniões em que os escravos, vindos da África, louvavam os seus deuses através de danças e cânticos e incorporavam espíritos.
Como religião, a Umbanda foi criada no Brasil em 15 de novembro de 1908. Neste dia, um espírito ter-se-ia se manifestado pela primeira vez, em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975), e mandado criar um novo culto, a Umbanda.
Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família do jovem aconselhou que o levassem para a Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem foi "possuído" pelo denominado caboclo das Sete Encruzilhadas, anunciando que deveria ser fundada uma nova religião, no Brasil.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Por causa da religião, no Brasil, eles sofreram preconceito e discriminação. Muitos associavam suas práticas umbandistas como sendo satânicas. Ao longo do tempo, a umbanda passou por transformações e foi demarcando-se de outras religiões.
O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes, onde entoam cânticos e usam instrumentos musicais, como o atabaque. Apesar disso, quando a Umbanda foi criada, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.
A Lei de nº 12.644, de 16 de Maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, oficializa o dia 15 de Novembro como Dia da Umbanda no país.
A data, no entanto, já era comemorada por milhares de pessoas - principalmente os umbandistas - há muito tempo, pois foi a data em que o espírito de um caboclo anunciou a fundação da nova crença.
Na verdade, a escolha do dia foi uma decisão das entidades federativas do Rio de Janeiro, durante a I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/umbanda/
Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar