Componentes - Pneu
Sistema de vedação mantém a pressão do pneu, mesmo após ser perfurado
O pneu auto selante usa um composto que “agarra” o objeto perfurante assim que ele penetra no pneu. Depois, quando o objeto é retirado, o composto preenche o local, evitando que o pneu perca pressão. Antes importado, agora o pneu já é fabricado no Brasil e custa em torno de 10% a mais de um pneu comum. Segundo o fabricante, este tipo de pneu reduz em até 85% as causas de acidentes, devido à falta de pressão.
O segredo está no interior do pneu: uma cola com a textura um pouco parecida com aquele silicone que você usa para fazer vedação no banheiro. Toda vez que entra um objeto pontiagudo no pneu, essa cola “agarra” esse objeto, e quando ele é retirado, essa cola preenche a lacuna que foi deixada; aquele buraco que faz o pneu perder a pressão.
Chamado de Seal Inside, o pneu é fabricado no Brasil pela Pirelli, usando tecnologia desenvolvida para utilitário esportivos e picapes. A revista Quatro Rodas testou o pneu no campo de provas da própria Pirelli e o produto foi aprovado.
O teste consistiu em um carro equipado com este tipo de pneu passar lentamente em cima de uma madeira com vários pregos, cada um com 4 mm de diâmetro. Foram feitas duas medições para avaliar a capacidade do pneu de manter a pressão, antes e depois de passar pela tábua de pregos. Depois de passar pelos pregos, o veículo rodou por algum tempo em uma pista que simulava as condições de ruas brasileiras, com pavimento ruim. Segundo os avaliadores, a pressão manteve-se estável, com pequena variação para cima. O teste demonstrou que a cola suporta bem as situações do dia a dia, mais exigentes que o asfalto perfeito.
Ainda de acordo com os avaliadores, se um incidente parecido com esse tivesse acontecido no dia a dia, era para chegar em casa normalmente. O pneu manteve as condições ideais de rodagem, mas, com o asfalto bem quente, esse número subiu um pouco.
O pneu auto selante reduz as chances de acidentes causados por pneus murchos, mas também, requer mais atenção dos motoristas que optarem por este produto. Como ele impede o esvaziamento do pneu, o proprietário deve verificar regularmente o estado dos pneus, pois pode acontecer de ficar rodando por algum tempo, com o pneu danificado.
Em caso de encontrar objetos pontiagudos no pneu, o motorista pode retirar o objeto ele mesmo e depois procurar um profissional (borracheiro) para ver se está tudo bem. É aconselhável também procurar um mecânico de confiança, para verificar se tudo está normal.
Fonte: revista Quatro Rodas
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