Alerta - Comida no Verão
Descubra como a criatividade e ingredientes simples transformam refeições em verdadeiros atos de saúde e sabor
“A comida, o comer e a solidariedade são expressões da cultura, que une, ajuda a conviver, a conhecer, a perceber o outro e a apreciar sua maneira de ser e viver. A solidariedade alimenta a vida e faz viver de maneira nova. Solidariedade sem alimento definha, enfraquece. Solidariedade não exercitada não vive, não sobrevive.”
Padre Júlio Lancelotti
Cozinhar é uma arte: para exercê-la, é necessário dom, paciência e, sobretudo, criatividade. Pequenos truques fazem toda a diferença. Detalhes simples, como sal na medida certa, uma erva aromática ou algumas gotas de limão, transformam o sabor de um prato. E não é preciso gastar muito para criar algo extraordinário, com poucos ingredientes.
O verão está chegando, ou será que nunca foi embora? As férias também estão logo aí. Então, que tal preparar delícias para essa temporada?
Como vocês já sabem, não gosto de que as crianças comam "besteiras", e nas férias, parece que elas aparecem por todos os lados. Vamos brincar com gelatina, usando a tradicional. Escolha o sabor e separe duas caixas. Aqueça 300 mililitros de leite semidesnatado. Assim que estiver quente, acrescente as gelatinas e misture bem com um batedor manual ou no liquidificador, até diluir completamente. Despeje em um recipiente de vidro de 20x20 cm e leve à geladeira. Se for de maracujá, adicione um pouco da fruta; se de morango, cozinhe rapidamente 10 morangos picados com uma colher de açúcar e duas de água, depois acrescente à gelatina. Após endurecer, corte em quadradinhos. Dá para comer com as mãos, sem sujar pratos, e fica delicioso, além de nutritivo. Use a criatividade para variar os sabores!
Outra coisa que me incomoda é o desperdício dos talos de legumes e tubérculos. Não os joguem fora! Podemos preparar tortilhas nutritivas e com poucos ingredientes. Cozinhe os talos da beterraba, cujas folhas podem ser refogadas ou consumidas cruas em saladas. Cozinhe também os talos de couve-flor ou brócolis, retire a película de celulose e eles ficarão bem macios. Uma vez cozidos, bata-os no liquidificador com um ovo, um pouco de leite e sal. Misture farinha de sua preferência – trigo, aveia, grão-de-bico, arroz – o que tiver em casa. Ajuste o tempero, acrescente cebolinha e cebola, se quiser intensificar o sabor, e finalize com uma colher de fermento. Frite em frigideira antiaderente até dourar dos dois lados. Essas tortilhas são deliciosas e ótimas para um lanche das crianças que, por vezes, rejeitam legumes. Assim, comem-nos sem perceber a riqueza de nutrientes.
Nós, que vivemos em apartamentos, raramente consumimos frutas nativas, como amoras e pitangas, que não são vendidas em mercados pela sua fragilidade. No meu bairro, há muitas árvores de pitanga, amora, goiaba e grumixama. Quando estão na época, passo por elas e eu me sinto como uma criança, comendo ali mesmo. Apesar da poluição, as frutas estão doces e lindas. Muitos deixam essas delícias caírem no chão, sem aproveitar. Coloque uma lona para recolher, lave bem e tire os caroços, se necessário. Bata no liquidificador para preparar sucos ricos em vitaminas. Frutas vermelhas, como amoras, têm antocianinas que protegem a parede da bexiga, prevenindo infecções.
Se houver uma produção maior, faça geleia. É simples: coloque as frutas em uma panela com açúcar mascavo, cristal ou demerara e acrescente uma gota de limão. Cozinhe em fogo médio. Algumas frutas exigem mais mexidas, enquanto outras praticamente se fazem sozinhas. Adicionar a casca de uma maçã fornecerá a pectina necessária para firmar a geleia. Evite colocar muita água – melhor deixar a fruta liberar seu próprio suco e, se necessário, adicionar um pouco de água, aos poucos. Não deixe secar demais, pois pode queimar.
Se você tiver goiaba, descasque e retire o miolo, que geralmente vem com "convidados indesejados", e faça uma calda rala com água, limão e açúcar. Coloque as metades da goiaba na calda e cozinhe. É uma compota deliciosa para acompanhar uma fatia de queijo branco.
Fico à disposição para responder a dúvidas ou receber sugestões. Caso queiram saber mais sobre algum assunto que eu não tenha abordado, enviem suas perguntas para o e-mail da redação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se souber, responderei com prazer. Interaja conosco, caro leitor!
Ana Regina Elmec
Ginecologista (CRM/SP 33041) e Fitoterapeuta
Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar