Componentes - Óleo de Motor
Troca correta garante o bom funcionamento
Qual o momento certo para trocar o óleo do motor? Que cuidados devo tomar, na hora da troca? Estas são perguntas que todo proprietário de veículo já fez, em alguma ocasião, não é mesmo? Se não fez, deveria fazer, para garantir o bom funcionamento do motor do automóvel.
O apresentador e ex-piloto César Urnhani está com um canal no Youtube, onde aborda esta e outras questões sobre automóveis. O canal já conta com quase 70 mil inscritos.
Entre as dúvidas mais comuns a respeito da troca de óleo, Urnhani aborda o uso diário do veículo, lembrando que, graças à tecnologia, os automóveis mais novos conseguem alertar o motorista se ele está fazendo um uso mais severo do veículo.
O ex-piloto cita, como exemplo, o para e anda do trânsito das grandes cidades. “Você acha às vezes que aquele carro de uma mãe que só leva os filhos para a escola não é um uso severo”, diz o ex-piloto, ressaltando que é o contrário que acontece. “com muitas partidas a frio, o motor não esquenta e não chega na temperatura ideal de trabalho”, explica o ex-piloto.
Os números de partidas a frio são enviados para uma central eletrônica que, por sua vez, apontará o uso severo do carro. Em vista disso, o proprietário poderá ter de trocar o óleo do motor antes do tempo previsto.
“Se você só anda em estrada, a 120 km/h, a rotação é baixa e você está numa velocidade constante, a central identifica que o motor chegou a uma temperatura ideal e aí, sim, esse uso não é considerado severo e você vai trocar esse lubrificante provavelmente a cada 10.000 km”, afirma Urnhani.
Filtro
César Urnhani ressalta que o proprietário deve trocar o filtro toda vez que for substituir o óleo do motor. Ele também lembra que os motoristas devem prestar atenção em dois números e uma letra que identificam o tipo de óleo.
“Por exemplo, o que significa 5W20? O 5 é a viscosidade do óleo quando você dá a partida frio e 20 é quando o motor já atingiu a sua temperatura. A viscosidade do óleo muda, em função da temperatura”, explica Urnhani.
Como exemplo, ele cita o que acontece se você colocar um óleo 10W50 em um carro que usa o 5W20: “você vai ter um óleo que não está atuando na temperatura nem a frio e nem a quente desse motor”.
Cuidados
O apresentador lembra que, tão importante quanto o óleo, são os aditivos recomendados para cada carro. Por esta razão, ele diz que nunca se deve completar o óleo ao chegar em um posto de combustíveis. O correto é substituir completamente o produto, para não correr o risco de misturar óleos com especificações diferentes. “Você tem que ter a certeza que o lubrificante que está entrando é o mesmo lubrificante original do carro”, afirma Urnhani.
Ele também lembra que cada carro usa determinada quantidade de óleo. Um carro 1.0 com motor de três cilindros, por exemplo, usa em torno de 4 a 4,5 litros ou até mesmo cinco litros. Já um carro com motor V8 e 5.0, vai usar 10 litros de óleo. Cada carro tem no seu manual a quantidade de óleo para encher ali o Carter. “Você jamais pode colocar mais óleo do que o recomendado”, alerta o ex-piloto.
“Se o proprietário colocar óleo além do recomendado, este lubrificante a mais vai começar a encharcar as velas e aí vai haver uma série de problemas de funcionamento do motor”, disse Urnhani. Ele lembra que “a importância do lubrificante para o motor é igual a do sangue que corre nas nossas veias. É vital!
Fonte: Canal Cesar Urnhani
Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar