Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alerta - Aveia

Saúde vem da cozinha

Aveia: a importância deste cereal para a saúde humana

 

Hoje, vou falar sobre um cereal apreciado pela maioria das pessoas. Todos consomem ou consumiram, de alguma maneira durante a vida, um delicioso mingau preparado por nossa mãe ou avó, uma vez que faz muito bem à saúde. Trata-se da AVEIA (Avena sativa) nativa do Oriente Médio.

Pode ser encontrada em flocos grandes ou finos, em farelo ou farinha. Na versão flocos, ela é prensada integralmente, mantendo todos seus nutrientes – vitaminas e fibras. Geralmente, é adicionado a frutas, a saladas, no iogurte, no leite, sorvete, de preferência em estado natural, ou seja, o grão cru.

Quando em farelo, que vem da porção externa do grão, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Pode ser consumido em bolinhos, complementando a farinha de trigo, no leite, iogurte, em sopas; enfim, como você gostar. E a farinha que é produzida da parte mais interna do grão perde muito em fibras. É utilizada no preparo de pães, tortas, panquecas e bolos, substituindo a farinha de trigo. Os celíacos podem e devem consumir essa farinha pois não contém glúten, mas como as máquinas de moagem são as mesmas, às vezes nela se encontram traços de outras farinhas.

Os benefícios da aveia são inúmeros. Atua na circulação sanguínea, no controle da glicemia e reduzindo o colesterol ruim, pois se liga a ele (colesterol existente no sangue) e o elimina através das fezes, evitando e combatendo a formação de placas de gordura que causam as doenças cardíacas, melhora a constipação, pois é rica em fibras que aumentam o peristaltismo, combatendo a prisão de ventre.

Se sua necessidade é a de diminuir o colesterol, o melhor é usar o farelo, onde as betaglucanas estão em maior concentração. Se for para melhorar o trânsito intestinal, todas as versões são eficazes.

O fato de ser rica em fibras, promove a sensação de saciedade, o que permite consumir menos comida: é claro, o ponteiro da balança cai.

Aliada dos diabéticos, é um alimento que tem baixo nível glicêmico, liberando a glicose dos alimentos lentamente no organismo, proporcionando um melhor controle da glicemia.

Dessa maneira, a aveia é considerada um alimento funcional, pois confere energia e previne ou melhora doenças pré-existentes.

O bolinho de arroz convencional pode ser enriquecido com aveia e espinafre (podemos usar cenoura ralada, ou flores da couve-flor raladas também. Usem sempre um ingrediente de cada vez para sentirem o sabor do mesmo).

Para 1 xícara de arroz cozido, ½ xícara de espinafre cozido e espremido ou cenoura crua, ¼ de xícara de aveia em flocos, sal, 2 ovos inteiros batidos, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó. Em uma tigela, misture tudo até dar liga e modele os bolinhos. Asse-o por 25 minutos em forno pré aquecido ou até dourar.

Bolo salgado

3 ovos

1 xícara de chá de aveia em flocos finos

1 ½ xícara de chá de farinha de trigo ou de arroz

200 ml de leite, 100 ml de óleo de milho ou de sua preferência

Sal e orégano a gosto, 1 colher de sopa de fermento em pó

Forma untada e polvilhada.

Recheio

100 g de frango desfiado ou peito de peru ou sardinha em lata escorrida.

2 tomates (sem pele e sementes picadinhos), 1 abobrinha pequena ralada, 1 cenoura média ralada, salsinha e cebolinha.

Misture todos os ingredientes da massa. Agregue o recheio. Forma de pudim de 24 cm ou da convencional untada e polvilhada. Forno pré-aquecido por 40 minutos ou até dourar. Desenforme depois de frio. Pode ser servida em temperatura ambiente, com uma bela salada.

Bom Apetite!

Ana Regina Elmec

Ginecologista - CRMSP 33041 e Fitoterapeuta

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email