Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Política - Eleições

A importância das eleições municipais

Votar é participar, é exercer ato democrático

 

este mês de outubro, realizaram-se as eleições municipais, em todo o país. Milhares de candidatos a prefeito e a vereador disputaram o seu voto, apresentando as mais variadas propostas, algumas viáveis e outras, nem tanto. O cidadão e eleitor precisa estar consciente da importância do seu voto, único instrumento através do qual, no regime democrático, o cidadão comum pode expor o seu desejo e a sua visão de como os políticos eleitos devem administrar o cargo público.

Vale lembrar que o município é a unidade física mais próximo do cidadão. É no município que a pessoa vive, mora e trabalha. É nas cidades que as pessoas enfrentam as dificuldades do dia a dia, como o transporte público ineficiente, o saneamento básico que não atende a todos, uma rede de saúde pública que deixa a desejar, a insegurança e a violência que assombram os brasileiros, desde os que moram nas capitais até os que moram nos mais longínquos municípios.

Também é no município que o cidadão tem contato direto com seus governantes e administradores. Você pode encontrar um vereador ou até mesmo o prefeito na rua ou em um supermercado. Assim, fica mais fácil fiscalizar e cobrar o trabalho daqueles a quem a sociedade delega, através do voto democrático, a missão de administrar aquilo que é de todos, como, por exemplo, onde aplicar o dinheiro dos impostos que as pessoas pagam.

Portanto, a eleição municipal tem um peso importantíssimo na vida do cidadão e deve ser encarada com tranquilidade, seriedade e responsabilidade.

Não adianta dizer que não gosta de política ou que não depende de política. Na sociedade moderna, a política é a ferramenta através da qual os governantes administram o município, um estado, e até um país visando o bem da maioria.

Dessa maneira, podemos constatar a real importância da eleição municipal porque, quando a pessoa diz que não se interessa por política ou não depende de política, ela certamente se esquece de que o asfalto na sua rua, a iluminação pública, o sistema público de saúde, a segurança, praticamente tudo depende de política. Não estamos falando aqui de política partidária, mas sim, de uma política maior, que estabeleça padrões de administração através dos quais todos os cidadãos, principalmente aqueles de que mais necessitam, beneficiem-se dos impostos arrecadados por todos e tenham a oportunidade de ter uma vida digna, com seus direitos e seus deveres assegurados.

Portanto, faça valer o seu voto, seja ele para prefeito e para vereador, leve o assunto a sério e reflita por um momento qual é o perfil dos candidatos e o que você considera que seria melhor para seu município.

Viver em uma sociedade e em uma democracia é um eterno exercício de diálogo, compreensão, e entendimento entre os vários segmentos da sociedade.

Somente os regimes ditatoriais abrem mão desse diálogo e dessa convivência pacífica, para impor a vontade de poucos à maioria da população. Pense nisso!

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email