Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Matéria Capa - Estética

Mercado de estética tem crescimento previsto até 2030

A preocupação com a beleza movimenta bilhões só no Brasil

 

Um mercado com previsão de crescimento de quase 15% em todo o mundo, durante os próximos sete anos. Um crescimento que se deve, principalmente, à maior procura por procedimentos estéticos e produtos de beleza, tanto por parte das mulheres quanto da dos homens. A preocupação com a aparência e a beleza ultrapassa a questão de gênero. Sim! O ser humano está cada vez mais preocupado em ficar bem, na foto. O que é uma preocupação perfeitamente sintonizada com a era das redes sociais e da selfie.

Se Narciso, o personagem mitológico que se apaixonou pelo próprio reflexo, estivesse vivo em pleno século 21, estaria sentindo-se no paraíso. Leia nesta reportagem, as previsões para esse mercado que não para de crescer.

Quase R$ 48 bi

Em 2020, o mercado de estética, no Brasil, movimentou R$ 47,5 bilhões. Em 2023, o cenário continuará positivo. De acordo com o Grand View Research, o mercado global de medicina estética terá uma taxa de crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030.

Este crescimento deve-se aos procedimentos menos invasivos que cirurgias plásticas, como toxina botulínica, preenchimentos e bioestimuladores.

Com o avanço da tecnologia, surgem novos e espantosos procedimentos, como o endolifting: um procedimento estético minimamente invasivo, que utiliza um laser para redução da gordura localizada e para estimular a produção de colágeno. Além de ser ótimo para a beleza de quem utiliza da técnica, é demasiado rentável para quem a aplica (visando a parte da econômica/mercadológica, segundo informações, é muito rentável). No mercado de estética, há quem ouse dizer que não existe crise; as mulheres (e, mais recentemente, os homens) priorizam e muito a beleza.

Cirurgias mais procuradas pelas brasileiras

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil, anualmente. O mercado vem crescendo continuamente, desde 2021.

Segundo o cirurgião plástico Fernando Henrique Oliveira Carmo Rodrigues, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as cirurgias estéticas mais procuradas pelas brasileiras, no ano de 2021, quando foram retomadas as cirurgias após a pandemia, foram:

Mamoplastia

A colocação dos implantes de silicone segue sendo o procedimento mais procurado, especialmente pelas mulheres. Entretanto, a diferença é que, ao contrário dos anos anteriores, as pacientes estão em busca de intervenções que proporcionem um aspecto mais natural da mama. O médico relata, ainda, que os implantes também foram colocados por mulheres que foram mães e, após amamentarem, viram os seus seios caírem. A saber, a mamoplastia, nessa situação, tem servido para corrigir a mama trazendo novamente a aparência de antes da amamentação.

Lipoaspiração

A lipoaspiração também segue no top 3 das cirurgias mais procuradas/realizadas. Procurada tanto por homens como mulheres, essa intervenção é indicada para retirar o excesso de gordura localizada em determinada área do corpo e que, dificilmente, seria eliminada apenas com atividade física. Regiões como barriga, coxas, flancos, costas e braços são os locais onde o procedimento é mais realizado, ajudando a melhorar o contorno do corpo.

Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia realizada tanto por pessoas que querem melhorar o aspecto físico do nariz como também por quem tem problemas para respirar. Em 2021, o público que procurou por esse tipo de procedimento teve uma mudança: cada vez mais, pessoas jovens fazem rinoplastia.

Alguns especialistas defendem que essa mudança no perfil dos pacientes deve-se ao fato de que, em 2020, a grande exposição das pessoas às telas levou a um maior descontentamento com o rosto. E, consequentemente, a insatisfação também se estendeu ao nariz.

Abdominoplastia

Procurada, principalmente, por mulheres ou homens que perderam muito peso ou mulheres que, após a gravidez, ficaram com a região da barriga muito flácida, a abdominoplastia não poderia ficar de fora dessa lista. Esse procedimento tem como principal objetivo remover os excessos de pele e gordura da região abdominal. Consequentemente, pode retirar também estrias localizadas nesta região.

Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)

A cirurgia das pálpebras segue sendo uma das principais realizadas pelos cirurgiões. Isso porque o excesso de pele, nessa região, é algo que incomoda bastante homens e mulheres, além de também atrapalhar em algumas atividades do dia a dia.

Homens também se preocupam com a estética

Há tempos, os homens têm se preocupado com temas que vão muito além da vida profissional. Cada vez mais, a divisão de tarefas domésticas e com os filhos, e os cuidados com a aparência e o bem-estar têm sido um tema para o público masculino. É o que aponta um estudo divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), que mostra que os homens já representam 35% dos pacientes que buscam por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, no Brasil.

De acordo com o médico Fábio Nahas, cirurgião plástico com mais de 30 anos de experiência em cirurgias reparadoras, dentre os principais procedimentos buscados pelos homens, estão a ginecomastia (condição que causa hipertrofia das glândulas mamárias nos meninos), lipoaspiração (incluindo a Lipo HD), e as cirurgias faciais, como a blefaroplastia (retirada do excesso de pele das pálpebras), rinoplastia e harmonização facial.

Nahas diz ainda que o homem de hoje prioriza qualidade de vida acima de tudo, inclusive do trabalho; então, criaram consciência sobre a importância de cuidar da saúde e da beleza. “Isso é um tabu que já está praticamente quebrado. Alguns homens ainda ficam um pouco intimidados, mas a maioria, principalmente os mais jovens, sentem-se totalmente confortáveis em um consultório de cirurgia plástica”, aponta o médico.

As cirurgias mais procuradas por eles

A ginecomastia é uma das principais condições que levam os homens às salas de cirurgia plástica. O aumento excessivo na glândula mamária pode afetar seriamente a autoestima e causar dor e desconforto, fazendo com que o procedimento deixe de ser apenas estético. Esse crescimento inicia-se em torno dos 12 anos, quando começa a explosão dos hormônios sexuais, mas também pode se desenvolver a partir dos 40 anos de idade, idade em que o homem começa a ter um acúmulo de gordura na glândula, na região peitoral.

Entretanto, o cirurgião plástico deve analisar com cautela e empatia a necessidade desse tipo de cirurgia em menores de idade. “É importante analisar todos os fatores, principalmente, a condição física e psicológica da criança ou adolescente. É uma condição que pode causar muitos traumas por conta do bullying. Então, com a autorização dos pais, é possível fazer a cirurgia ainda antes dos 18 anos. Além disso, é necessária uma avaliação da condição hormonal destes pacientes, antes de operá-los”, afirma Fábio.

A cirurgia de lipoaspiração – diferente daquelas que visam o emagrecimento, como a bariátrica -, também é uma das principais cirurgias plásticas buscadas pelos homens, realizada naqueles que já estão em seu peso ideal, mas que se incomodam com alguns acúmulos de gordura. Já a abdominoplastia, procedimento muito em alta atualmente, é voltada para os homens que tiveram uma perda significativa de peso – especialmente após cirurgias bariátricas – ou distensão abdominal (condição que não se restringe apenas às mulheres).

Blefaroplastia, rinoplastia, lifting e harmonização são algumas das mais procuradas cirurgias faciais. A blefaroplastia vem ganhando a atenção do público masculino e já se tornou uma das mais cobiçadas para os homens a partir dos 40 anos. Ela promove o rejuvenescimento e ajuda no olhar cansado, possibilitando uma aparência mais disposta.

O aumento das rinoplastias também chama a atenção. Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia ocupa o segundo lugar entre os procedimentos mais realizados pelo público masculino, indo de 5% para 30%, nos últimos cinco anos. “Nosso nariz vai mudando de forma ao longo da idade, com o alongamento da cartilagem; então, é comum essa cirurgia ser procurada também pelos mais velhos, a partir dos 50, 60 anos. Os homens dessa idade também se querem cuidar, aparentar mais novos e harmônicos. Por isso, a cirurgia plástica é bem-vinda para todos os sexos, em diferentes idades. O importante é sentir-se bem e confiante”, completa o médico.

Sobre Fabio Nahas

Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é um dos cirurgiões plásticos mais renomados do país. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética) e é especializado em Cirurgia Plástica e Restauradora. Sua principal frente de, atualmente, é a cirurgia plástica reconstrutora da parede abdominal e abdominoplastia, sendo considerado um dos iniciadores da lipoaspiração de definição no país.

Fabio Nahas é formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica (especialização) em cirurgia geral e em cirurgia plástica pela USP.

Cresce a procura de cirurgias plásticas por homens, diz SBCP

Os homens estão deixando os velhos preconceitos de lado e dando lugar à vaidade e ao bem-estar, é o que revela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ao apresentar dados que demonstram que houve um salto de 5% para 30% de procura por esse tipo de procedimento, pelo público masculino.

Segundo cirurgiões plásticos consultados pela entidade, são três os principais fatores que estimulam essa procura em um espaço tão curto de tempo: primeiramente, os homens modernos são mais vaidosos e estão mais preocupados em manter hábitos saudáveis e melhorar sua qualidade de vida; a superexposição às redes sociais também impõe padrões de beleza cada vez mais inalcançáveis, utilizando, inclusive, ferramentas digitais para melhorar fotos e imagens; por fim, a pandemia de Covid-19 levou muita gente ao aumento de peso, o que fez com inúmeras pessoas recorressem aos cirurgiões plásticos.

Lipo HD

Atualmente, a lipo HD, também conhecida como lipoaspiração de alta definição, é o segundo procedimento mais buscado pelos homens. Além de remover a gordura corporal, como na lipo tradicional, esse novo procedimento estimula o desenvolvimento dos músculos, harmonizando o corpo do paciente e formando os tão desejados “gominhos” no abdômen.

O médico Leandro Faustino, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, revela que 20% a 30% de seus pacientes são homens, e a maior parte dos pacientes são jovens, com idades entre 25 e 40 anos.

Implante Capilar

“Restaurar o cabelo é uma das melhores maneiras de restabelecer a autoestima de um homem de qualquer idade”, sentencia o médico Henrique Radwanski, cirurgião plástico responsável pelo capítulo de transplante capilar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A demanda pelo procedimento, no Brasil, é uma das maiores do mundo, porém, apesar da alta procura vista atualmente, o procedimento sempre foi estigmatizado, devido ao uso de técnicas ultrapassadas que deixavam o cabelo com um aspecto artificial.

A adoção de técnicas mais modernas, como a fio a fio, cujos cabelos implantados são retirados da parte de trás da cabeça do paciente, trazem resultados mais naturais, minando a resistência que alguns homens ainda tinham em relação ao procedimento.

Os homens também buscam a restauração capilar para engrossar e preencher falhas em barba e sobrancelhas. Mulheres com calvície também procuram o tratamento, mas quase a totalidade dos pacientes do Dr. Radwanki são homens, e 80% dos pacientes realizam o tratamento para calvície.

Elevar a autoestima

Para a biomédica esteta Nathalia Ramos de Souza, 25 anos (CRBM 48366), é o interesse em elevar a autoestima que leva cada vez mais pessoas a procurar procedimentos estéticos. “Não é só sobre beleza”, diz Nathália. “Atualmente, sinto que as pessoas que recorrem às clínicas querem elevar a autoestima, sentirem–se mais confiantes”.

Segundo ela, os procedimentos mais procurados são: estética integrativa, harmonização corporal e “a busca cada vez mais pelo natural”.

Nathália diz ainda não ter problemas com a concorrência externa. “Cada país tem uma tendência diferente. O que as brasileiras acham bonito, nem sempre lá fora vão achar, e vice e versa. A maior dificuldade, hoje, são profissionais que entram no ramo em busca de dinheiro, sem se profissionalizar com cursos específicos que visem sempre a saúde do paciente”.

A biomédica informa que procura focar “e na utilização de tecnologias com procedimentos indolores. Hoje, não usamos mais a frase “pra ficar bonita tem que doer”.

Sobre o uso de material descartável e a questão da sustentabilidade, Nathália afirma que “No ramo de harmonização, por a maioria dos procedimentos ser individual e descartável, é difícil essa sustentabilidade, mas selecionamos corretamente o material descartável, e marcas parceiras que visam a sustentabilidade também”.

Finalizando, ela diz que “atualmente, em nossa região, já se encontram equipamentos eficazes e modernos. Não precisamos ir para grandes cidades à procura, como era antigamente. É legal o cliente sempre pesquisar sobre o profissional que está realizando o procedimento. Temos inúmeras intercorrências que podem acontecer com qualquer um, todos estamos sujeitos. Então, esse profissional tem que lhe dar assistência sempre. Não podemos visar preço nessa hora, e sim, a saúde”.

Segundo no ranking

De acordo com a biomédica Lara Elaine (CRBM 13377), “o Brasil é o país que ocupa o 2º lugar em Estética Mundial. Esse mercado é inovador e com resultados altamente comprovados, sem a necessidade de cirurgia, além de ser uma nação em que o público consumidor é supervaidoso”.

Diante das boas perspectivas do mercado nacional, ela diz não acreditar em dificuldades para o setor. “Acredito que a informação e a qualificação profissional estão disponíveis para todos os níveis, nesse mercado”.

Lara avalia que a mulher ainda se preocupa mais com a aparência do que o homem, mas ressalta que “não vai demorar para que, neste meio, tenhamos a igualdade, também. Hoje, homens representam 30 % do público total, comparado ao ano anterior, quando era menos que 20%”. Ela lembra ainda que os interessados em realizar procedimentos devem optar por “profissionais qualificados, produtos regulamentados e técnicas atuais, com resultados cientificamente comprovados”.

A biomédica informa que o procedimento mais procurado atualmente é o Peeling, “principalmente com Fenol Atenuado para rejuvenescimento, além de altas tecnologias, como o uso do Endolaser conhecido como Endolifting também. As limitações representam a minoria em que não podemos realizar em gestantes, lactentes e clientes com doenças autoimunes”.

Tecnologia

Ela destaca, ainda, o uso de tecnologia para se obterem melhores resultados. “Todos os equipamentos, como Ultraformer (Ultrassom Microfocado), Endolaser (Endolifting) quando associados aos injetáveis, potencializam ainda mais os tratamentos, para maior rejuvenescimento”.

Lara também está em sintonia com a questão da sustentabilidade: “investimos em Equipamentos econômicos, treinamentos de equipe que promovam a sustentabilidade local, tratamento no descarte de resíduos, além do uso consciente dos recursos naturais”. Para ela, o que há de mais moderno e eficiente no mercado já pode ser encontrado na Região. “Eu mesma, busco sempre trazer aos meus pacientes tudo o que há de mais atual no setor da Estética, inclusive de fora do Brasil”.

Sem cirurgia

Com mais de dois mil clientes que passaram por procedimentos avançados, a biomédica afirma que “Os tratamentos de rejuvenescimento da face, com altas tecnologias resolutivas, eliminam a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos”.

Segundo ela, “a estética minimamente invasiva comprovou que a produção de colágeno pelo corpo é essencial para manutenção de uma pele facial saudável e luminosa. É a queda natural que ocorre na produção do colágeno a partir dos 30 anos e, que aumenta com o tempo e ajuda a acelerar os processos de envelhecimento”.

Lara afirma que, “atualmente, alguns procedimentos minimamente invasivos que induzem as células a formar novo colágeno e combatem os sinais de flacidez e envelhecimento da pele podem ser realizados em clínicas especializadas, como os inovadores Peelings Line Skin Fenol e o Endolaser Endolifting”.

A biomédica esclarece que, com as novas técnicas utilizadas em consultório, é possível solucionar vários desafios do processo de envelhecimento como rejuvenescimento e queda da face, sustentação, eliminação de rugas, harmonização do nariz pela rinomodelação e levantamento do queixo. Ela ainda ressalta que o Brasil ocupa o primeiro lugar, na América Latina, no setor de estética e movimenta bilhões de reais neste mercado”. Conheça agora alguns dos procedimentos citados por Lara.

Line Skin Fenol

O procedimento com o Line Skin Fenol, age mais profundamente que os peelings tradicionais. O objetivo da técnica é atender a pacientes com queixas de rugas, cicatrizes, manchas e pele gravemente danificada pelo sol.

Endolifting

O Endolifting, é um procedimento estético realizado com tecnologia a laser de diodo, aplicado através de fibra óptica introduzida sob a pele. Única no mercado com a especificidade de tratamento da flacidez. Esse tratamento também é feito no consultório da biomédica.

Sem incisões e sem cortes, é introduzida debaixo da pele uma microfibra ótica com um diâmetro de um fio de cabelo. Cada sessão de Endolift pode ter entre 1 a 2 horas de duração, e o inchaço ocorre entre 3 e 4 dias após sua realização, permanecendo por algum tempo. A resposta ao tratamento e a duração do efeito variam, de paciente para paciente. Os resultados podem ser visíveis entre até 2, 3 anos. Os benefícios do Endolifting são: melhora da aparência facial, com uma pele mais firme; contornos faciais refinados; redução de rugas e linhas finas.

Com o lifting facial, é possível notar a diminuição das rugas, já que a pele encontra-se muito mais firme do que antes. Isso também faz com que o rosto fique visivelmente mais jovem e com aspecto saudável. Ideal para flacidez abaixo dos olhos.

Redes sociais

A cirurgiã-dentista Camila Avallone Bosso (CRO 105687), 33 anos, considera que as redes sociais são as grandes responsáveis pelo aumento da procura por procedimentos estéticos. “Todo mundo posta foto produzida, com filtros. E com a harmonização popularizando-se, todos querem ficar bonitos, igual à foto, na internet. Ninguém quer ficar para trás”. Ela ressalta, porém, que muitos tratamentos demoram. “As pessoas, às vezes, querem ficar iguais aos filtros com apenas uma sessão e isto não é possível. A gente consegue melhorar muito em uma sessão, mas existem tratamentos que levam mais tempo”. Na avaliação de Camila, aumentou a procura por parte do público masculino, “Mas a mulher ainda procura mais (procedimentos estéticos)”.

Segundo a dentista, os procedimentos mais procurados são aqueles que usam botox e ácido hialurônico para preenchimento e rejuvenescimento facial. “São menos invasivos e a pessoa leva a vida normalmente. A vantagem é a rapidez, mas nem sempre você consegue resolver os problemas com esses procedimentos, afirma Camila. Para atender à demanda, ela está sempre fazendo cursos de atualização, além de investir em equipamentos modernos e os melhores produtos.

Para a segurança dos próprios clientes, ela diz que é importante que o profissional que irá fazer o procedimento “entenda muito de anatomia, saber fazer e desfazer o procedimento, se for necessário, e saber lidar com possíveis intercorrências que possam surgir. Fazendo-o de forma correta é bem difícil haver algum problema”, finalizou Camila.

Cuidados

Além de optar por profissionais qualificados para fazer qualquer procedimento estético, os especialistas indicam que os interessados devem procurar um médico ou unidade de saúde, caso surjam sintomas inesperados após o procedimento.

Necessidade

A técnica em enfermagem Elaine Silvério Vieira, de 44 anos, conta que já realizou procedimentos estéticos “por necessidade e porque gosto”. Ela revela que já realizou cirurgia de septo e alongamento das unhas. Ela conta ainda que usa produtos de beleza, optando por qualidade, preço e “o mais natural possível”.

Um bom creme para o rosto, um ótimo hidratante corporal e para as mãos, são os produtos que não podem faltar na casa da técnica, que também mensalmente realiza o procedimento de depilação.

“Nunca fiz nenhum procedimento estético”, afirma a autônoma Ariadna Teixeira Magalhães, de 61 anos. Seus cuidados incluem usar uma mistura de creme de assadura e rosa mosqueta no rosto e colo, alternando com água de coco e protetor solar.

Aos 34 anos, Hosana Ilma, que trabalha como marisqueira, nunca fez nenhum procedimento estético e usa apenas batom para manter-se bela, no dia a dia.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email