Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cultura - Doramas

Doramas

Febre global

 

Com produções cativantes, românticas e divertidas, envoltas num “clima de ingenuidade” apresentadas nas tramas, comparadas às produções ocidentais, os DORAMAS caíram no gosto dos brasileiros e de milhares de fãs apaixonados no resto do mundo. As histórias são de entretenimento puro e apresentam uma beleza estética admirável. Mas o que são essa produções? Na maioria, são séries televisivas oriundas da Ásia, especialmente da Coreia do Sul, assim como do Japão, da China, Taiwan e outros países da região. O termo "dorama" significa "drama"; no entanto, é usado de maneira ampla, para referir-se às diversas produções asiáticas com gêneros variados, como romance, comédia, fantasia, suspense e muito mais.

Plataformas de filmes e séries como Prime, Neftlix, HBO, por exemplo, apresentam uma gama de produções de sucesso, além das plataformas criadas exclusivamente para essa modalidade, como Viki, Rakuten e Kocowa. Os doramas desempenham papel importante na indústria do entretenimento asiático, pois contribuem para a sua disseminação e têm sido um importante meio de exportação cultural para muitos países, fortalecendo a música K-Pop, fortemente introduzidas nas produções.

Em decorrência do sucesso dos doramas e do K-Pop no Brasil, a cultura coreana afeta positivamente o mercado da moda, da beleza e influencia diretamente o poder de compra dos consumidores. Recentemente, uma das maiores plataformas de e-commercce na América Latina, divulgou que, de janeiro a julho de 2023, foram cadastrados mais de 4,8 mil itens relacionados ao K-pop na plataforma, um aumento de 27% em comparação a 2022 (3,8 mil mercadorias). Dentre os principais produtos estão: artigos colecionáveis (como bonecos, adesivos e álbuns/DVDs musicais), assim como roupas (como camisetas, moletons e saias). Segundo Babi Tonhela, especialista em e-commerce da Nuvemshop, o crescimento das vendas deve-se a um fenômeno cultural. “A popularização da cultura coreana no mundo, impulsionada pela indústria do entretenimento, mostrou-se uma alavanca para negócios online no Brasil que, de acordo com o Observatório das Migrações Internacionais, têm mais de 50 mil imigrantes sul-coreanos no país. Com isso, muitos empreendedores enxergaram uma oportunidade para conquistar grandes faturamentos, mesmo em um nicho não tão óbvio quanto outros”, explica Babi.

Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, os doramas destacam-se como um exemplo vívido de como a cultura pode transcender fronteiras geográficas e conquistar corações de diferentes partes do globo. Enquanto os personagens exploram sonhos e desafios, também nos inspiram a abraçar novas perspectivas e celebrar a riqueza das diferenças culturais. O sucesso global dos doramas destaca o poder unificador da narrativa humana, independentemente das fronteiras que possam separar-nos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Nuvemshop: https://www.jeffreygroup.com/br

Já existe até dorama de produção brasileira, “Além do Guarda-Roupa. A série acompanha Carol, uma menina de 17 anos, brasileira, aspirante a bailarina e que quer distância de tudo que vem da Coréia, desde que foi abandonada pelo seu pai coreano. Quanto justamente seu guarda-roupa vira um portal mágico para o dormitório do ACT, o maior grupo de K-pop do mundo, ela tem seu espaço invadido por ídolos – o que faz seu mundo virar de ponta cabeça. Entre sonhos, aventuras, música, encontros e desencontros culturais, ela descobrirá um lado de si mesma que nunca tinha imaginado. “Este é nosso primeiro dorama brasileiro e acreditamos muito nesta nova produção, pois sabemos que há milhares de fãs da cultura coreana na América Latina. ...contar com a participação de jovens talentos do K-pop traz ainda mais autenticidade e realidade desta cultura especial à produção”, comenta Tomás Yankelevich, Chief Content Officer de General Entertainment da Warner Bros. Discovery.

Fonte: Agência de PR | Weber Shandwick Brasil: www.webershandwick.com

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email