Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Velocidade - Carros fora de linha, em 2023

Carros que deverão sair de linha, até o final do ano

Seis modelos devem sair de linha, em 2023

 

Mesmo com o incentivo do governo para a compra de carros ditos populares, a indústria automotiva brasileira não está em seu melhor momento. Há montadoras que estão com os pátios lotados, à espera de aumento nas vendas.

O ano de 2023 já registrou seu adeus a alguns carros que fizeram história, no Brasil, como o Volkswagen Gol, o também alemão Voyage e o Renault Sandero. E o clima de nostalgia tende a aumentar, nos próximos meses. Há, pelo menos, mais 6 carros que vão sair de linha no Brasil, até dezembro de 2023, embora nem todos tenham a aposentadoria confirmada oficialmente pelas montadoras envolvidas, até o momento. Mas alguns modelos já estão com o destino selado.

Abrindo a lista de carros que sairão de linha em 2023 está o Chevrolet Cruze. E a aposentadoria será em dose dupla, já que a General Motors deixará de vender tanto a versão hatch quanto a sedan, no Brasil. Os dois modelos do Cruze são produzidos na fábrica de Santa Fé, na Argentina, e importados para cá, mas a baixa nas vendas em 2023 (emplacaram menos de 400 unidades até o fim de abril) antecipou-se o fim da linha para o “Último dos Moicanos”, no segmento dos hatches, e para um dos sedans mais injustiçados do país.

Adeus ao sonho

Sonho de consumo de muita gente (rendeu até uma música), o Camaro, icônico muscle car da GM, é outro que deve pendurar “as chuteiras”, ou melhor, os pneus, em 2023. Suas últimas unidades serão produzidas na planta de Lansing Grand River, em Michigan (EUA), e encerrarão linda história de mais de 50 anos, no mercado.

A GM, porém, pensa em recolocar o Camaro em jogo, no futuro, mas como um carro totalmente diferente, inclusive na motorização, que deverá ser elétrica. A nova versão do muscle car pode ser feita sobre a plataforma Ultium, que já dá origem a outros modelos elétricos da GM: o Hummer EV e o Cadillac Lyriq. Então, se você é um apaixonado por motores grandes e potentes, iguais ao do Camaro, é bom correr para adquirir o seu.

O Ford Mustang é mais um representante do segmento dos muscle cars que faz parte da relação dos que sairão de linha no Brasil, em 2023. Assim como o rival Camaro, ele também não dará um adeus “definitivo” ao mercado, mas encerrará um capítulo importante.

A montadora americana já confirmou que a versão à combustão só tem unidades em estoque para venda no país e, como por enquanto não há previsão da chegada do modelo elétrico por aqui, dezembro marcará, ao menos temporariamente, o adeus do esportivo ao mercado brasileiro.

Renault Captur

O Renault Captur, SUV compacto da montadora francesa, também deixará de ser fabricado no Brasil e sairá de linha, no país, antes do final de 2023. O carro, inclusive, já deixou de ser fabricado na planta localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A montadora pretende lançar no mercado um SUV com propulsor elétrico – o Mégane E-Tech –, e este deve acabar ocupando o lugar do Captur aqui, no Brasil.

Logan

Mais um representante da Renault, que está com os dias contados para sair de linha no Brasil, ainda em 2023, é o Logan. O carro já passou por mudanças profundas, mas nada adiantou muito. O sedan, a exemplo do Captur, não caiu no gosto do público e, entre janeiro e abril, emplacou somente 722 unidades, segundo a Fenabrave. A planta de São José dos Pinhais também já teria parado de produzir o carro, segundo as informações de bastidores.

Chevrolet Bolt EUV

Deixamos para fechar a lista de carros que vão sair de linha no Brasil, em 2023, com o caso mais curioso de todos: o Chevrolet Bolt EUV, versão SUV do compacto Bolt.

O Bolt EUV chegou ao Brasil oficialmente em maio, pouco depois de ter feito sua primeira aparição no festival Lollapalooza, no finzinho de março. O Bolt EUV terá sua produção descontinuada nos Estados Unidos, conforme anunciado pela própria CEO global da GM, Mary Barra.

O fim do Bolt EUV deverá abrir caminho para a chegada de novos e maiores SUVs ao mercado brasileiro, como Equinox e Blazer, ambos já confirmados em suas versões eletrificadas para o país.

Fonte: Canaltech

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email