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Velocidade - Ranger

Ford Ranger Raptor: a picape com vocação esportiva

Modelo é fabricado na Tailândia; chega com motor V6 biturbo

 

Desenvolvida paralelamente à nova Ranger, a Ford Raptor é 4 cm mais alta, 19 cm mais larga e um centímetro mais comprida. Não é uma Ranger comum mas foi melhorada. É um projeto diferente que recebeu diversas melhorias, inclusive estruturais, com o objetivo de aprimorar, e muito, a performance desta picape, tanto na terra quanto no asfalto. Com o motor de seis cilindros em V biturbo, a Raptor chega para disputar o título da picape mais rápida do Brasil. Claro que tudo isso, incluindo tecnologia e conforto que ela proporciona, tem um preço: R$ 450 mil.

Esta poderosa picape possui uma bitola dianteira 25 cm mais larga do que a Ranger “comum”; a bitola traseira é 19 cm mais larga. Não é exagero dizer que esta é uma picape totalmente diferente. Pra começar, os faróis são full LED, como na Ranger, mas oferecem mais: são faróis Matrix, que conseguem “recortar” o carro que vem em sentido contrário para não ofuscar o motorista. É tecnologia que pode ser encontrada em modelos topo de linha, como no Audi.

Na parte de suspensão, a Raptor usa um projeto totalmente diferente, com amortecedores Liveshock, além de sensores espalhados pela picape e que fazem leitura 500 vezes por segundo, para conseguir ajustar a pressão de cada amortecedor de forma individual. São amortecedores ajustáveis, iguais aos usados na Ford F 150, não por acaso a mais vendida nos EUA.

Outra novidade é a suspensão traseira, que não é mais de feixe de molas e passou a ser do mesmo padrão da dianteira. Isto reduziu a capacidade de carga de uma tonelada para 750 kg, mas o objetivo desta picape não é levar cargas muito pesadas. A Raptor usa freios a disco na dianteira e na traseira, além de enormes pneus 285 7017.

Para abrigar os pneus, os paralamas dianteiros são mais largos. A câmera instalada na grade dianteira, quando você está guiando no modo baja, fica ligada na central multimídia, mostrando o caminho para você. O equipamento possui um esguicho para limpar a lente.

Inteligência

A inteligência embarcada na Raptor identifica quando o veículo salta, e enrijece a suspensão ajustável, possibilitando que o motorista tenha maior controle e, ao aterrissar, não fique balançando de um lado para outro.

Conforto e tecnologia são o que não faltam nesta picape. Lembrando sempre que, ao menos em tese, este é um veículo para ser usado no trabalho diário, mesmo tendo um motor V6 de quase 400 cv.

A picape tem uma câmera de 360º, luz perimetral ao longo de toda a carroceria, lanternas traseiras também em LED, escape duplo e adesivos texturizados de fábrica. Ela pode enfrentar cursos d’água de até 85 cm. A Raptor possui sensor de tráfego cruzado, câmera traseira, sistema de som premium e painel digital, além de tela multimídia. O câmbio é automático de 10 velocidades e a picape possui ainda vários modos de condução, que podem ser selecionados, ao gosto do motorista.

Segundo a montadora, a Raptor faz de 0 a 100 km/h em 5,8 seg., com velocidade final limitada em 187 km/h; claro que a economia não é o seu foco. Ela faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Para quem gosta de performance, é a picape ideal.

 

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