Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Papo Sério - Vencer

Vencer sempre? Tô fora

 

Vencer sempre... o que significa isso, e para quem?

E mais: isso é um objetivo realmente possível de ser atingido, e trará ganho pessoal, ou é apenas mais um carrasco a flagelar nossa alma, uma ilusão imposta por uma sociedade que possui inúmeros valores distorcidos?

O ritmo natural da vida é feito de ganhos e perdas, de altos e baixos, de alternâncias. Tudo, na natureza, obedece a ciclos, a começar pelas próprias estações do ano. É necessário que a flor morra para que a semente gere vida.

Portanto, quem não observar e analisar isso, e vincular sua felicidade a vitórias constantes, seguramente vai sentir-se infeliz. As pessoas demasiado competitivas, que em tudo enxergam um jogo de ganha-ganha, ao invés de ver em tudo oportunidades de aprendizado, estão sujeitas a seríssimos problemas de saúde, principalmente de ordem emocional, pois aquilo que elas consideram fracassos tem, sobre elas, efeitos devastadores.

Aí vêm a sensação de vazio interior, de baixa autoestima, e até se manifesta o mal do século: a depressão.

Porém, esta é também a oportunidade de ajudarmos a nós mesmos. O vazio não é tão ruim: o vazio deixa-nos livres para fazermos novas escolhas, para repensarmos nossas vidas. Para analisarmos o que toda a cobrança da competitividade tem feito conosco. Afinal, não é no vazio de um vaso que plantamos uma linda flor?

Importante é ser autor, e não ator de sua vida.

O vazio é seu, a criação é sua.

Não estamos aqui na Terra para viver segundo as expectativas de outras pessoas. Você não tem que provar nada a ninguém – somente a si mesmo.

Procure abrir os olhos das pessoas que o rodeiam; porém, se elas quiserem permanecer na ilusão e na prisão de que precisam provar algo aos outros, ou viverem em função de aparências e daquilo que os outros vão pensar, transferindo aos outros o poder de ditar o que tem valor em sua própria vida, dê-lhes essa liberdade. Um dia, a infelicidade fá-los-á refletir e mudar. O importante é não se deixar contaminar, e seguir a caminhada em paz.

Sermos íntegros e honestos? Isso é o mínimo que devemos a nós e à humanidade.

Você não precisa vencer sempre. Você precisa, sim, buscar a felicidade, sempre.

“Nesta existência física, você será atirado vezes sem fim sobre ondas de felicidade e sofrimento, prosperidade e adversidade – Saiba, porém, que todas elas serão momentâneas. Jamais dê valor a elas.” Swami Vivekananda

Luis Carlos Magaldi Filho

Instagram: luiscarlosmagaldifilho

Canal do YouTube: www.youtube.com/@luiscarlosmagaldifilho3541

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email