Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informação - Casa de Apoio

Dedicação e Perseverança: a visão transformadora do Poder Público, em prol da comunidade local

Núcleo de Apoio ao Câncer de Tatuí e Casa de Apoio em Jaú: um marco de esperança

 

Um recente relatório da Sociedade Americana do Câncer projeta um aumento alarmante de 77% nos casos de câncer, até 2050. Publicado no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, o estudo revela dados preocupantes sobre a incidência global da doença.

Em 2022, aproximadamente 20 milhões de casos de câncer foram diagnosticados, resultando em 9,7 milhões de mortes. Essas estimativas sugerem que, cerca de um em cada cinco pessoas, desenvolverá câncer durante a vida, e aproximadamente uma, em cada nove homens, e um, em cada doze mulheres, morrerão em decorrência da doença.

William Dahut, diretor científico da Sociedade Americana do Câncer, explica que o envelhecimento da população é um dos principais fatores que impulsionam o aumento projetado. "Acreditamos que o número de casos de câncer chegará a 35 milhões até 2050, em grande parte devido ao aumento da população idosa", afirma Dahut.

O relatório destaca que o crescimento populacional e o envelhecimento são os principais responsáveis pelo aumento da carga global do câncer. Com a população mundial de cerca de 8 bilhões de pessoas em 2022 projetada para atingir 9,7 bilhões até 2050, a pressão sobre os Sistemas de Saúde em todo o mundo será significativa.

A Sociedade Americana do Câncer enfatiza a necessidade urgente de estratégias de prevenção e controle para mitigar o impacto crescente do câncer, em nível global.

Em Tatuí, graças ao trabalho do Prefeito Professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, Renan Cortez e sua equipe, essa luta tem ganhado um novo e poderoso aliado: o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer. Inaugurado em 28 de abril de 2023, este centro tornou-se um farol de esperança, oferecendo tratamento gratuito e de alta qualidade para todos os que dele necessitam.

Um sonho realizado

O Professor Miguel e Renan Cortez, idealizadores deste projeto, são pessoas com um compromisso inabalável com a comunidade local. O objetivo deles é proporcionar acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento do câncer para a população. Juntos, transformaram o Núcleo em um pilar fundamental na batalha contra esta doença devastadora. O centro oferece uma gama completa de serviços, todos gratuitos, incluindo acolhimento, consultas médicas, atendimento odontológico, psicologia, nutrição, massoterapia oncológica, ambulatório de enfermagem, assistência social e a dispensação de medicamentos e insumos com prescrição médica.

O primeiro ano de sucesso

Em apenas um ano de operação, o Núcleo realizou mais de 8 mil atendimentos e cadastrou 600 pacientes, demonstrando a imensa necessidade e o impacto positivo na comunidade. Os pacientes podem cadastrar-se diretamente ou serem encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tatuí. Este sucesso inicial é um testemunho da eficácia e importância do Núcleo, que já se tornou um ponto de referência, na cidade.

Expansão e visão de futuro

Professor Miguel e Renan Cortez não se contentam apenas em manter os serviços atuais. Eles estão determinados a expandir o alcance do Núcleo para outras áreas de Tatuí, garantindo que mais pessoas possam acessar os tratamentos necessários sem as barreiras da distância. "A missão do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer vai além de simplesmente, tratar pacientes," diz Renan Cortez. "Estamos trabalhando para transformar vidas e comunidades, promovendo saúde e esperança até onde quer que possamos alcançar, inclusive tornar-se um CENTRO DE REFERÊNCIA para toda a região".

Casa de Apoio "Gildete Spuri de Abreu" em Jaú

Complementando o trabalho do Núcleo de Tatuí, a Casa de Apoio "Gildete Spuri de Abreu" em Jaú, uma iniciativa da Prefeitura de Tatuí, oferece suporte essencial para pacientes e familiares durante o tratamento oncológico. Inaugurada em 14 de setembro de 2022, a Casa de Apoio já atendeu mais de 13.758 pessoas, incluindo acompanhantes e funcionários, proporcionando um ambiente acolhedor onde todos podem descansar e alimentar-se adequadamente, enquanto os pacientes aguardam seus procedimentos.

Humanização do Atendimento

A Casa de Apoio surgiu da necessidade de proporcionar um atendimento mais humano e digno aos pacientes, que enfrentam longas viagens e esperas exaustivas. O local oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, além de um ambiente confortável, onde os pacientes podem assistir a TV e descansar. Este suporte é vital para reduzir o desgaste físico e emocional dos pacientes e seus acompanhantes, permitindo um tratamento mais eficaz e menos doloroso.

Cadastro e Funcionamento

Para utilizar os serviços da Casa de Apoio, os pacientes devem cadastrar-se na Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania de Tatuí, apresentando documentos pessoais e comprovantes de tratamento. O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, junto com sua esposa, foi fiador da casa, assegurando a locação e funcionamento do espaço, que emprega uma governanta e uma ajudante, através de convênio com a LITAC (Liga Tatuiana de Apoio a Cancerosos).

Um Exemplo de Dedicação

As iniciativas do Prefeito Professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, com a criação da Casa de Apoio em Jaú e a de Renan Cortez com o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí, são exemplos inspiradores de como a dedicação pessoal e o comprometimento para com o bem-estar comunitário podem fazer uma diferença tangível, na vida das pessoas. Enquanto essas iniciativas continuam a crescer e a expandir seus serviços, o impacto positivo na cidade de Tatuí, e além, torna-se cada vez mais evidente.

Estas iniciativas não apenas oferecem tratamento e suporte, mas também inspiram esperança e transformam vidas, destacando o poder da comunidade e da dedicação pessoal em enfrentar desafios globais como o câncer. Porém, tanto o Prefeito Professor Miguel quanto Renan Cortez relatam que o Núcleo do Câncer já deu entrada no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, em busca da “tão sonhada” aplicação de QUIMIOTERAPIA em Tatuí, já exercida em outros municípios pelo Hospital Amaral Carvalho. O serviço oferecido tem o nome de AMBULATÓRIO AVANÇADO.

Para mais informações sobre o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer e como cadastrar-se para receber tratamento, entre em contato diretamente pelo telefone 15 3199-5493.

Endereço: Rua Martiniano Azevedo, 25, Centro, Tatuí – SP.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email