Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qualidade de Vida - Cúrcuma

Cúrcuma

Benefícios e utilidades

 

Bastante usada na culinária, a cúrcuma é uma especiaria que também carrega inúmeros benefícios para a saúde. Também conhecida como “açafrão da terra”, nada mais é que uma planta herbácea, que veio lá da Índia e do Sudeste Asiático. Seu uso é bastante comum, também, como corante natural em alimentos e cosméticos.

Entre os benefícios da cúrcuma, podemos citar as propriedades anti-inflamatórias, devido ao composto chamado curcumina, ajudando na redução da inflamação no corpo e no alívio dos sintomas de doenças inflamatórias, como artrite. Também é antioxidante, pois, ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, prevenindo doenças crônicas, como as cardíacas e câncer.

Além disso, a cúrcuma melhora a saúde cerebral, pois estudos mostram que a curcumina pode ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Outro benefício é que colabora para melhorar a digestão, estimulando a produção de bile pelo fígado. Isso pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão e melhorar a absorção de nutrientes. Ainda fortalece o sistema imunológico, graças às propriedades imunomoduladoras, o que significa que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções. Além desses benefícios, a cúrcuma também pode ser utilizada como remédio natural para aliviar dores, melhorar a saúde da pele, regular os níveis de açúcar no sangue e promover a perda de peso. No entanto, é importante lembrar que a cúrcuma não deve substituir tratamentos médicos e é sempre recomendado consultar um profissional de saúde, antes de iniciar qualquer suplementação.

Segundo a nutricionista Andréa Marim (CRN-315233), o consumo da cúrcuma pode ser diário e a quantidade máxima recomendada para uma pessoa adulta é de 8 gramas ao dia, sendo indispensável verificar antecipadamente qual é a maneira ideal de consumi-la.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email