Velocidade - Citroën
Anúncio feito no final de julho
Um modelo ultracompacto e que faz sucesso na Europa é a aposta da montadora francesa Citroën para o Brasil e deve chegar ao consumidor em breve. Com menos de 10 cavalos, o carrinho (na verdade, um quadriciclo) pode passar por modificações para seu uso urbano. A princípio, seu uso será focado em ambientes específicos, como aeroportos.
O Citroën Ami está confirmado para o Brasil. O anúncio oficial ocorreu por meio de comunicado e um vídeo institucional com a presença de Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën na região.
O ultracompacto elétrico é sucesso na Europa e, justamente, por conseguir acessar ambientes a que carros normais não conseguem chegar. Entretanto, aqui no Brasil, seu uso será bem diferente do que acontece no continente europeu, onde as pessoas podem comprá-lo diretamente nas concessionárias e sem a necessidade de portar uma CNH.
Pelo vídeo institucional, fica claro que a ideia da Stellantis é oferecer o carrinho elétrico para ser utilizado em ambientes como aeroportos, supermercados e outros locais e para outros empreendimentos, justamente pela facilidade de manejo e o baixo custo de abastecimento.
O Citroën Ami tem apenas um pequeno motor elétrico de 8cv, que lhe permite rodar a uma velocidade máxima de 45 km/h. A bateria de 5,5 kWh dá ao pequeno valente a autonomia de 80km, o que escancara seu tipo de uso por aqui.
Na Europa, com cidades pequenas e carregadores abundantes, faz mais sentido a operação em centros urbanos. A recarga da bateria, em tomadas domésticas de 220V, pode ser feita em apenas quatro horas.
A Stellantis ainda não falou nada sobre o preço; mas é certo que o Ami deverá passar por algumas alterações, antes de desembarcar oficialmente no Brasil. Se for um carro apto para a rua, terá que receber, ao menos, os dois airbags obrigatórios por lei. Mas, como oficialmente é um quadriciclo, poderá evitar esse acréscimo.
Fonte: canaltech
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