Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nutrição - Curcumina

Curcumina

Conheça os benefícios e indicações

 

A curcumina é um composto químico encontrado na raiz da planta Cúrcuma Longa, popularmente conhecida como açafrão-da-terra ou cúrcuma, que carrega propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas, antimicrobianas e neuroprotetoras. Além disso, tem sido amplamente estudada pelos potenciais benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer, Alzheimer e artrite, entre outros.

A curcumina pode ser encontrada em forma de suplemento alimentar, em cápsulas ou comprimidos, em lojas de produtos naturais e farmácias. Lembrando que, no caso da cúrcuma em pó, seu uso culinário é extremamente comum.

De acordo com a nutricionista Esther Costa (CRN 813209), a lista de benefícios é extensa. “Seu efeito anestésico já foi comprovado, principalmente, no tratamento de feridas, queimaduras, dores nas articulações. Também é excelente como digestivo, reduzindo a inflamação intestinal. Além disso, graças às propriedades antioxidantes, é útil no tratamento de pele, irritações e inflamações”, afirma.

A curcumina é melhor absorvida pelo organismo quando consumida juntamente com pimenta-do-reino ou com uma fonte de gordura, como azeite de oliva.

Porém, todo cuidado é necessário, pois o consumo traz contraindicações, pois a curcumina tem ação anticoagulante, ou seja, pessoas que fazem uso de medicação para deixar o sangue mais fino, devem consultar um nutricionista antecipadamente. Além disso, ela também reduz a resistência à insulina. Sendo assim, pacientes diabéticos sob uso de medicação para controle glicêmico podem ter hipoglicemias.

A curcumina é excelente fonte de ferro e manganês. É também boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio. Por isso, seu uso é considerado seguro, exceto quando há excesso ou uso prolongado. Nestes casos, efeitos colaterais podem surgir, como desconforto gástrico, náuseas e vômitos, aumento do risco de hemorragias e de formação de hematomas, alterações do paladar, erupções na pele, entre outros.

Lembrado que o consumo deve ser feito somente a partir da indicação de um especialista.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email