Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cultura

Rodeio no Brasil

Tradição e Cultura em Expansão

 

Pode-se considerar o rodeio como manifestação cultural bastante forte, em nosso país. Originária dos vaqueiros e peões do Velho Oeste dos Estados Unidos, encontrou solo fértil no Brasil, na década de 40, Em 1956, aconteceu a primeira competição na cidade de Barretos. Hoje, a Festa de Barretos é considerada a maior festa do Brasil e palco para os maiores competidores nacionais e internacionais, que já tem data marcada para este ano, de 17 a 27 de agosto, alcançando a 68ª edição. Essa prática ganhou força e consolidou-se como um dos eventos mais populares, sendo replicado em todo o país.

O rodeio, ou “festa do peão’, tornou-se mais que uma prática rural. Os eventos, reúnem diversas competições emocionantes, como montaria em touros e cavalos, laço, provas de tambor e baliza, além de apresentações artísticas com música sertaneja e danças típicas, contribuindo para a preservação das tradições rurais e para o fortalecimento da identidade regional. O estilo de montaria com laço e peões em touros ganhou popularidade, especialmente nas regiões sertanejas do país. Essa tradição trouxe à tona a coragem, habilidade e destreza dos caubóis brasileiros. Tornou-se um estilo de vida, com expressões no mundo da moda, da música e até mesmo na decoração, design e arquitetura. Além disso, esse tipo de evento impulsiona o crescimento econômico em muitas cidades, pois atrai turistas e gera empregos temporários em diferentes setores.

Apesar de sua popularidade, o rodeio enfrenta debates sobre o tratamento ético e humano dos animais envolvidos. Algumas organizações de proteção aos animais argumentam que certas práticas podem causar estresses e lesões aos bichos, defendendo a necessidade de regulamentações mais rígidas para garantir o bem-estar animal. Foi sancionada a Lei no 10.519, em 18 de julho de 2002, que regulamenta as normas gerais dos rodeios, além de dispor sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal, quando da realização do evento. Seu artigo 1o, Parágrafo único, traz o conceito legal da atividade rodeio: “Consideram-se rodeios de animais as atividades de montaria ou de cronometragem e as provas de laço, nas quais são avaliados a habilidade do atleta em dominar o animal, com perícia, e o desempenho do próprio animal.”

Nos últimos anos, o rodeio brasileiro tem se expandido além das fronteiras nacionais, com eventos sendo realizados em outros países da América Latina e até mesmo na Europa. Essa projeção internacional impulsionou a cultura do rodeio, mostrando ao mundo a riqueza das tradições brasileiras. É a celebração da cultura rural, uma homenagem à coragem e habilidade dos caubóis e uma real demonstração de como as tradições podem manterem-se vivas, ao longo do tempo. Com seus desafios e controvérsias, o rodeio continua a conquistar corações e a enriquecer a cultura brasileira, mantendo-se como tradição resiliente e cativante.

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email