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Velocidade - Honda NC 750 X DCT

Conheça a Honda NC 750 X DCT

Modelo permite troca automática de marchas

 

Se você procura uma moto que proporcione boa dirigibilidade na estrada e na cidade, com torque e potência e baixo consumo de combustível, a Honda NC 750 X DCT é uma boa opção, com preço a partir de R$ 58.346.

Com tanque de combustível com capacidade para 14,1 L e fazendo até 28 km/litro, a moto tem autonomia de quase 395 km. Com centro de gravidade baixo, ela é confortável no uso diário, com boa posição de dirigir. Mas é importante lembrar que é uma motocicleta grande; portanto, requer cuidado e atenção ao passar por entre os veículos.

A NC (Novo Conceito) mescla algumas praticidades que existem nas scooters em uma moto de rua, que possui cara e tamanho de moto grande, incluindo um motorzão. O modelo surgiu em 2012 e vem evoluindo, desde então. A atual geração está no mercado desde 2022.

Esta 750 é uma crossover: uma moto com características de motos Naked e uma moto pensada para o uso no asfalto; não é uma moto para você fazer um rali dos Sertões. Ela vem com rodas de liga leve aro 17 na frente e na traseira.

O modelo pode vir com acessórios como: bagageiro e estrutura para receber malas laterais, protetor de motor lateral, luzes auxiliares e outros acessórios como a tomada USB-C dentro do compartimento, que é um espaço diferente que ela tem e está localizado onde era o tanque de combustível, mudado para baixo do banco do garupa. Uma mesma chave serve para acessar o compartimento e o tanque: girando para a direita, você acessa o compartimento, onde pode ser guardado seu capacete (dependendo do modelo) e outros objetos; girando para a esquerda, você acessa o tanque.

Ela possui uma posição de pilotagem mais prática; o guidão é mais alto e largo; a ergonomia entre a altura do guidão e a altura do banco, junto com a posição da pedaleira, deixa numa posição mais natural confortável, permitindo que você rode mais e tranquilo.

Ela tem um centro de gravidade mais baixo, o que ajuda nas manobras. Isto se deve ao uso do motor de dois cilindros paralelos, com inclinação diferente do padrão: uma inclinação normal tem 15°, a NC 750 X tem uma inclinação maior: 11º. O motor possui um funcionamento que trabalha com regime de rotações um pouco mais baixo do que o normal.

Uma história que surgiu no passado é que a moto usaria o mesmo motor do Honda Fit. Na verdade, o único item que esse motor compartilha com motor do Honda Fit são os pistões. O motor com essa distribuição deixa o peso mais pra baixo, com isso fica mais fácil andar e mais fácil manobrar; é uma moto que, apesar de ser pensada para a estrada, pode ser usada na cidade.

Esse motor gera 58,6 cavalos de potência com quase 7000 rpm e torque de 7 kg. Durante a pilotagem, você tem uma sensação de que tem mais torque do que potência.

Na versão DCT (Dual Clutch Transmission), a moto possui câmbio de dupla embreagem, que atua fazendo com que a marcha seguinte fica pronta para ser engatada. O sistema controla tudo automaticamente. Não há manete de embreagem e nem pedal de câmbio. As trocas de marchas são feitas na melhor hora possível, graças à calibragem do módulo que vai analisando o comportamento que você tem, ao pilotar.

Na versão DCT, o freio de mão fica literalmente de mão, acionado por uma alavanca que trava uma segunda pinça de freio, e não deixa a moto rodar.

Para quem não está acostumado com câmbio automático em moto, é bom prestar atenção e estar ciente de que, se a moto estiver em uma inclinação, não vai poder deixar uma marcha engatada para evitar que a moto desça. Nesta situação, é recomendável acionar o freio de mão. Mas é bom estar atento também para não sair com a moto tendo o freio de mão acionado, pois isso pode aquecer o disco de freio. Uma luz no canto inferior direito do painel indica se o freio de mão está puxado. Aí, é só apertar um botão e liberar.

No punho direito, fica o botão de partida e corta corrente. A versão DCT vem com três botões juntos. Um dos botões (D, de Drive) serve para engatar a marcha para você sair com a moto, o N (Neutro) volta para o ponto morto e o terceiro botão permite que você troque as marchas manualmente.

A Honda NC 750 X DCT é uma moto pensada para o prazer de dirigir, tanto na estrada, quanto na cidade, oferecendo ao condutor a opção de escolher se quer trocar as marchas manual ou automaticamente. Vai do gosto do piloto.

 

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