Editora F: 15 3259 4543 | Elmec F: 15 3259 7014 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curiosidade - Cerveja

Cerveja: uma história que transcende milênios

Descubra as curiosidades e a riqueza cultural da bebida que conquistou o mundo

 

Quem inventou a cerveja? Historiadores acreditam que a cerveja não foi inventada, mas sim, descoberta.

A história da cerveja remonta há mais de 5 mil anos, quando foi descoberta pelos primeiros povos agrícolas da antiga Mesopotâmia. Utilizando grãos como cevada e trigo, eles iniciaram um processo que resultou na fermentação natural, característica da cerveja até hoje.

Os sumérios, por volta de 4000 a.C., foram os primeiros a registrar sua produção e importância cultural. Dominavam técnicas que resultaram em diversas variedades, como a Sikaru, usada em rituais religiosos e em tratamentos medicinais.

Com o tempo, a cerveja difundiu-se pelos egípcios e, posteriormente, pelo Império Romano, que a levou a novas regiões da Europa. Julius Caesar é creditado por popularizá-la entre britânicos e gauleses, que a chamaram de "cerevisia" em homenagem a Ceres, deusa da agricultura.

A cerveja continuou a evoluir ao longo dos séculos, tornando-se um pilar da cultura europeia e global. A mais antiga cervejaria em operação, no Mosteiro Beneditino Weihenstephan, na Baviera, data de 768 d.C., testemunhando sua longevidade e importância histórica.

Em 2024, o Dia Internacional da Cerveja será comemorado em 02 de agosto, a primeira sexta-feira do mês desde 2007. Esta data especial reconhece não apenas seu impacto econômico e cultural global, mas também, celebra a diversidade de sabores e tradições que a cerveja proporciona, ao redor do mundo.

Atualmente, países como China, Estados Unidos e Brasil lideram o consumo mundial da cerveja, não apenas como uma bebida popular, mas também, como um setor que gera milhões de empregos ao redor do mundo.

Os diversos tipos de cerveja, como Pilsen, Lager, Pale Ale e Bock, oferecem uma variedade de sabores e aromas para todos os gostos e ocasiões. Cada variedade reflete a tradição e a inovação contínua, no universo cervejeiro.

Além de seu apelo cultural, a cerveja desempenha um papel significativo na economia global, conforme estudos da Fundação Getúlio Vargas. Para cada emprego direto na indústria cervejeira, são criados outros 34 na cadeia produtiva, sublinhando seu impacto econômico positivo.

O Dia Internacional da Cerveja é uma oportunidade para celebrar não apenas a bebida, mas igualmente a história e as pessoas, por trás de sua produção. Em mais de 80 países, incluindo o Brasil, eventos e promoções marcam essa data especial, destacando a união global em torno de uma das bebidas mais queridas e históricas do mundo.

Segundo o Guia dos Curiosos, embora bebidas fermentadas, ancestrais da cerveja, fossem conhecidas desde 4.000 a.C., foi na Alemanha que elas adquiriram as características atuais. O mais antigo registro do uso de lúpulo na cerveja é atribuído à Abadessa alemã Hildegarda de Bingen, em 1067.

As cervejas do tipo Lager, como Pilsen e Bock, surgiram na Alemanha e ganharam fama mundial devido ao Reinheitsgebot (Lei da Pureza) de 1516, que limitava os ingredientes à água, lúpulo e cevada-malte.

A cerveja Bock foi inventada na cidade alemã de Einbeck no século XIII. Após encantar os convidados em Munique, foi rebatizada de "oanbock", homenageando o rei com rótulos decorados com cabras, já que "bock" significa bode em alemão.

No Brasil, a cerveja começou a ganhar popularidade no século XIX, com as primeiras cervejarias como Brahma (1888) e Antárctica (1891), marcando o início de uma tradição que cresceu significativamente ao longo dos anos.

https://www.clubedomalte.com.br/

https://www.nationalgeographicbrasil.com/

 

Facebook: Revista Hadar | Instagram: Revista Hadar

Imprimir Email